Últimos anúncios

Funcionamento de Sinais e Sistemas Mecatrónicos

8 novembro 2023, 19:47 Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

Caros alunos:

Bem-vindos à unidade curricular de Sinais e Sistemas Mecatrónicos, que tem lugar durante o quarto período de 2023/2024. Este anúncio diz respeito aos seguintes assuntos:
1. Estudo individual; 2. Método de avaliação; 3. Material para as aulas; 4. Planeamento das aulas e horários de dúvidas dos docentes; 5. Funcionamento das aulas teóricas; 6. Funcionamento das aulas de laboratório

1. Estudo individual

Esta cadeira corresponde a 6 ECTS. Portanto, espera-se que cada aluno dispenda com ela 168 horas. Visto que haverá 20 aulas teóricas e 6 aulas de laboratório, todas de 2 horas, espera-se que um aluno que nunca falte a nenhuma aula dedique ainda 116 horas a estudar Sinais e Sistemas Mecatrónicos. Há 7 semanas de aulas, 1 semana de preparação para os exames, 1 semana de exames, 1 semana de preparação para a época de recurso dos exames, e 1 semana de exames de recurso. Contando com estas 11 semanas, cada aluno deverá, em cada uma delas, passar 10 horas e meia a estudar a teoria, a resolver exercícios, e a preparar o trabalho laboratorial.

2. Método de avaliação

A avaliação compreende um exame (cuja nota corresponde a 50% da nota final) e trabalho de laboratório (cuja nota corresponde a 50% da nota final). Isto é,

NF = 0,5 max(E,ER) + 0,5 NL

onde:

• E = classificação do exame, de 0 a 20 valores
  • ER = classificação do exame de recurso, de 0 a 20 valores
  • NL = classificação do trabalho laboratorial, de 0 a 20 valores, obtida como explicado abaixo na secção 6

Para aprovação à cadeira, a nota minima no exame é de 8,0 valores, e a nota mínima de laboratório é de 9,5 valores.

O exame tem a duração de 2 horas. Cada aluno pode consultar, no máximo, 6 páginas A4 (i.e. 3 folhas A4 frente e verso), trazidas por si, com o conteúdo que entender, exceto exames ou exercícios resolvidos. Não será facultado qualquer formulário. Não é permitida a utilização de calculadoras programáveis (em caso de necessidade, os docentes farão reset à memória das calculadoras dos alunos). Em caso algum se poderão usar calculadoras gráficas.

Haverá uma prova oral para confirmar a classificação dos alunos cuja nota final seja superior a 17. A nota final será 17 se o aluno não se apresentar a oral.

Poderá haver ainda prova oral para confirmar classificações que suscitem dúvidas ao corpo docente. A nota final será NF se o aluno se não apresentar a oral (isto é, a prova só se destina a subir ou manter a classificação NF).

Em época especial, os alunos que a ela tenham direito poderão ser avaliados em exame e/ou no trabalho laboratorial.

3. Material para as aulas

Na secção da página de Sinais e Sistemas Mecatrónicos no Fenix intitulada «Planeamento das aulas e horários de dúvidas dos docentes» encontra-se o material de estudo para as diferentes aulas:

• as Lecture Notes of Signals, Systems and Control,
  • os canais de vídeo com vídeos de exposição da matéria e de preparação para os laboratórios,
  • o Guia de Laboratório.

4. Planeamento das aulas e horários de dúvidas dos docentes

Na secção da página de Sinais e Sistemas Mecatrónicos no Fenix intitulada «Planeamento das aulas e horários de dúvidas dos docentes» encontram-se calendários e horários com:

• o planeamento das aulas teóricas,
  • o planeamento das aulas de laboratório,
  • a indicação do docente que leciona cada turno,
  • os horários de dúvidas dos vários docentes.

Pede-se aos alunos que quiserem comparecer a um horário de dúvidas que, com 24 horas de antecedência, contactem o docente por mail, indicando se pretendem comparecer presencialmente ou esclarecer dúvidas por Zoom.

5. Funcionamento das aulas teóricas

Antes de cada aula teórica, os alunos devem:

• ver os vídeos indicados na página «Planeamento das aulas e horários de dúvidas dos docentes», que contêm a exposição da matéria,
  • estudar os capítulos correspondentes das Lecture Notes,

e comparecer nas aulas prontos para resolver os exercícios de cada capítulo.

6. Funcionamento das aulas de laboratório

As aulas de laboratório começam a partir do primeiro dia de aulas, 15 de abril.

O funcionamento das aulas de laboratório consta da introdução do Guia de Laboratório, que se transcreve aqui para referência. Faz fé o texto no próprio Guia.

Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

duarte.valerio@tecnico.ulisboa.pt