Objectivos

A Engenharia Naval é uma actividade profissional reconhecida e regulamentada pela Ordem dos Engenheiros e que consiste fundamentalmente na concepção, construção e gestão da operação dos sistemas que se destinam à exploração do mar, nas suas vertentes de via de transporte marítimo, de fonte de recursos vivos e minerais e ainda como local de actividades de desporto e recreio.

A formação em Engenharia Naval e Oceânica está estruturada em dois ciclos de estudos. A formação avançada nas áreas de especialização da Engenharia Naval constitui o objecto do 2º ciclo de estudos com duração de dois anos e confere o grau de Mestre em Engenharia Naval e Oceânica. Este nível de formação é o considerado necessário para o desempenho da profissão de Engenheiro Naval, de acordo com os níveis de qualificação exigidos pela Ordem dos Engenheiros.

O primeiro ciclo de estudos, com a duração de três anos, conferindo o grau de Licenciado em Ciências de Engenharia Naval e Oceânica, tem por objectivo dotar os alunos de uma sólida formação em matemática e física, em informática, e em ciências de engenharia, nos domínios da mecânica aplicada, termodinâmica, mecânica dos sólidos e estrutural, mecânica dos fluidos, sistemas e controlo, e da engenharia e arquitectura naval, contemplando, também, as áreas de gestão, que lhes permita prosseguir estudos mais avançados de segundo ciclo.

A Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia Naval e Oceânica constitui uma formação de banda larga, explorando a afinidade na formação de base entre diferentes especialidades de engenharia, e integra-se numa grande área de formação em engenharia que inclui a Engenharia Mecânica, a Engenharia Aeroespacial e a Engenharia e Gestão Industrial.

Para além da formação sólida de base requerida para o prosseguimento directo dos estudos no Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica no Instituto Superior Técnico, esta Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia Naval e Oceânica poderá conferir aos seus licenciados um elevado grau de mobilidade para a frequência de cursos de segundo ciclo no espaço europeu de educação superior, quer nas áreas tecnológicas relacionadas com a actividade marítima, quer em áreas tecnológicas afins de outras especialidades de engenharia.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia Naval e Oceânica está particularmente vocacionada para o prosseguimento de estudos de segundo ciclo de natureza tecnológica, conducentes ao grau de Mestre, permitindo elevados níveis de escolha e mobilidade na sua área de especialidade e em áreas afins.

A formação que possibilita o exercício da profissão de engenheiro naval é conferida apenas pelo segundo ciclo de estudos: o Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica.

Coordenadores

2018/2019
Yordan Garbatov
yordan.garbatov@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.