Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

A disciplina visa proporcionar uma introdução aos conceitos-chave, tecnologias, e mecanismos de processamento de dados utilizados nas áreas da Recuperação, Filtragem e Extração de Informação. Os alunos da disciplina aprenderão os conceitos teóricos fundamentais nestas áreas, adquirindo as competências teóricas e práticas necessárias para: 1. Projetar soluções modernas para o processamento, gestão e interrogação de grandes volumes de informação; 2. Classificar e agrupar automaticamente conjuntos de recursos (e.g., grandes conjuntos de documentos de texto) através de características descritivas; 3. Conceber sistemas para a recuperação e filtragem da informação relevante existente em grandes coleções, com base em termos chave, com base em exemplos, ou com base em perfis dos utilizadores; 4. Conceber sistemas para a extração de informação 5. Avaliar comparativamente diferentes sistemas da Recuperação, Filtragem e Extração de Informação.