Sumários

Capítulo 15 do D'Inverno - Testes experimentais da relatividade geral (continuação)

23 abril 2019, 17:00 José Sande Lemos

15. Testes experimentais da relatividade geral: encurvamento da luz; atraso na chegada do eco de radar. desvio espectral gravitacional. Experiência Eötvös. Uma cronologia de experiências e observações. A geometria da cama elástica e um diagrama de imersão.


Capítulo 15 do D'Inverno - Testes experimentais da relatividade geral

11 abril 2019, 17:00 José Sande Lemos

15. Testes experimentais da relatividade geral: Problema de Kepler na gravitação Newtoniana; avanço do perélio de Mercúrio.


Capítulo 14 do D'Inverno - A solução de Schwarzschild

9 abril 2019, 17:00 José Sande Lemos

14. A solução de Schwarzschild: Soluções estacionárias; campos vectoriais ortogonais a hipersuperfícies; soluções estáticas. Soluções esfericamente simétricas; a solução de Schwarzschild; propriedades da solução de Schwarzschild; coordenadas isotrópicas.


Capítulo 13 do D'Inverno - A estrutura das equações de campo

4 abril 2019, 17:00 José Sande Lemos

13. A estrutura das equações de campo: Interpretação das equações de campo; determinabilidade, não-linearidade, e diferenciabilidade; o termo cosmológico; as equações de conservação; o problema de Cauchy.


Capítulo 12 do D'Inverno - O tensor energia-momento

2 abril 2019, 17:00 José Sande Lemos

12. O tensor energia-momento: Poeira (ou matéria incoerente); fluido perfeito; o tensor energia-momento de Maxwell; outros tensores energia-momento; os valores próprios do tensor energia-monento e a condição de energia dominante. O limite Newtoniano (D'inverno corrigido). A constante de acoplamento.