Sumários

Capítulo 23 do D'Inverno - Modelos cosmológicos

14 maio 2019, 17:00 José Sande Lemos

23. Modelos cosmológicos: Modelos de espaço plano; modelos com constante cosmológica nula.


Capítulo 22 do D'Inverno - Cosmologia relativista (continuação)

9 maio 2019, 17:00 José Sande Lemos

22. Cosmologia relativista: Espaços de curvatura constante. A geometria dos 3-espaços de curvatura constante. A equação de Friedman; propagação da luz.  A lei de Hubble.


Capítulo 22 do D'Inverno - Cosmologia relativista

7 maio 2019, 17:00 José Sande Lemos

22. Cosmologia relativista: Introdução; paradoxo de Olbers; cosmologia Newtoniana (mencionada de passagem); o princípio cosmológico; o postulado de Weyl; cosmologia relativista.


Capítulo 17 do D'Inverno - Extensão analítica máxima e compactificação conforme

2 maio 2019, 17:00 José Sande Lemos

17. Extensão analítica máxima e compactificação conforme: Extensões analicas máximas; a solução de Kruskal; a ponte Einstein-Rosen. O diagrama Carter-Penrose para o espaço-tempo de Minkowski; o diagrama Carter-Penrose para o espaço-tempo de Kruskal; superfícies aprisionadas.

Mencionado: solução Reissner-Nordström para buracos negros carregados (Capítulo 18 do D'Inverno); solução de Kerr para buracos negros em rotação, propriedades, as quatro leis da dinâmica de buracos negros, entropia de buracos negros, radiação de Hawking, relatividade geral e mecânica quântica (Capítulo 19 do D'Inverno).


Capítulo 16 do D'Inverno - Buracos negros sem rotação

30 abril 2019, 17:00 José Sande Lemos

16. Buracos negros sem rotação: Caracterização de coordenadas; singularidades; diagramas espaciais e espaço-temporais; diagrama espaço-temporal em coordenadas de Schwarzschild; uma partícula em queda radial; coordenadas Eddington-Finkelstein. Horizonte de eventos; buracos negros; estrelas escuras, os buracos negros da gravitação Newtoniana; forças de maré devidas a um buraco negro; evidência observacioal de buracos negros; estatuto teórico de buracos negros.