Regras do 2º Exame Online de 17/02/2021


Este documento (descarregar PDF AQUI) é excepcionalmente longo, pelo que pedimos a vossa paciência para uma leitura ATENTA até ao seu final! Da sua leitura atenta, completa e urgente está dependente o sucesso da vossa participação no 2º Exame de Química, no dia 17 de Fevereiro de 2021.

 

* CONDICIONANTES DA ALTERAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NA UC "QUÍMICA" PARA AVALIAÇÃO REMOTA (ONLINE)

A- Considerando o teor do Comunicado COVID19 (24) enviado por e-mail pelo Presidente do Técnico, no dia 21/01/2021, a todos os Membros da Comunidade IST, nomeadamente do seu ponto A.4, e dado o estado crítico da pandemia na sua fase actual, o corpo docente da UC Química decidiu que o Exame de dia 17/02 (4ª feira) irá decorrer de modo remoto (online), utilizando para tal a plataforma Zoom.

B- Como tem sido amplamente discutido, este método não é a alternativa ideal para a avaliação presencial pois poderá causar problemas tanto na justiça e transparência do método de avaliação, como poderá sofrer interferência de problemas técnicos relacionado com o hardware dos computadores dos docentes e alunos, bem como das características variáveis da ligação de internet que estiverem a usar.

C- Em relação aos aspectos técnicos, contamos que a já longa experiência de actuação remota adquirida pelos estudantes minimize ou mesmo elimine eventuais problemas técnicos no decurso da prova. De qualquer modo, os alunos que não se sintam apetrechados do ponto de vista técnico para realizar a prova poderão solicitar até às 23h:59min de 14/02/2021 (Domingo), por e-mail dirigido ao Responsável da UC, a realização presencial da prova nas instalações do IST.

D- Por outro lado, contamos com que os estudantes cumpram escrupulosamente os padrões éticos exigidos pela Universidade de Lisboa de honestidade e de não comunicação com colegas ou terceiras pessoas durante o tempo das provas (ler Comunicado COVID19 (26) enviado por e-mail pelo Presidente do Técnico, no dia 29/01/2021, a todos os Membros da Comunidade IST). Para tal devem imprimir a minuta da declaração de compromisso de honra que AQUI se disponibiliza, preenchê-la, assiná-la e submetê-la até à hora de início da prova no FENIX (Projecto "Declaração de Honra (17/02/2021)"). Alternativamente, pode escrever manualmente o texto da minuta da declaração, assiná-lo, digitalizá-lo e submetê-lo ao FENIX. Quem não entregar esta declaração terá a prova invalidada.

 

* REGRAS PARA A REALIZAÇÃO ONLINE DO 2º EXAME

Antes e Durante a Prova

1- Os estudantes serão divididos por salas virtuais ZOOM, de acordo com o seu nº IST, e cada sala será administrada por um docente vigilante a designar, que entregará os enunciados e dará início às provas. A identificação dessas salas ZOOM (Meeting ID ou Link) será fornecida antecipadamente aos alunos, depois do fecho das inscrições na prova (23h59min de dia 14/02/2021) na página da cadeira e/ou em e-mail, de modo semelhante ao que acontecia com as salas presenciais.

2- Todos os alunos devem verificar se têm fotografia actualizada no sistema FENIX. A não existência de fotografia actualizada que permita verificar a identidade do aluno é motivo para o cancelamento da prova escrita e a realização de uma prova oral.

3- Os estudantes devem identificar-se na sessão ZOOM com o seu nº IST e com o 1º e último nome (p. ex., 174560 Benjamim Pereira), que devem ser claramente visíveis no seu ecrã ZOOM para os outros participantes da sala.

4- O 2º Exame será constituído por 2 partes. A 1ª parte iniciar-se-á às 15:00 horas e terminará às 16:15 horas, após o que os alunos devem proceder à sua entrega (ler abaixo atentamente). Às 16:30 horas seguir-se-á a entrega do enunciado da 2ª parte, que terminará às 17:45 horas, seguindo-se a sua entrega (ler abaixo atentamente).

5- A duração de cada parte de prova será indicada no cabeçalho.

6- Em casa, os estudantes devem ligar o Zoom, ligando a vídeo-câmara e o som (obrigatório), e devem colocar o computador numa posição lateral (a 90º) e não à frente do local onde o aluno realiza o exame (ver exemplo na foto abaixo), de modo a permitir serem visualizados enquanto trabalham. Quem não se apresente deste modo não poderá realizar a prova.


7- A vídeo-câmara e o som terão de estar ligados durante TODA a prova. No caso de ausência de vídeo-câmara em algum momento da prova, ou quebra de ligação, a prova será anulada, e será marcada uma prova oral de substituição.

8- Os estudantes devem entrar na sala virtual Zoom que lhes foi atribuída 15 minutos antes do início estipulado para a prova (14h:45min), usando o link/meeting ID disponibilizado na página da UC, e estarem devidamente identificados no seu ecrã (ver regras nº 2 e 3).

9- Os estudantes não serão admitidos após o início da prova, impedindo a sua participação na mesma.

10- Os estudantes receberão o enunciado através do chat da sala ZOOM (ou, em caso de dificuldade, por e-mail), que será disponibilizado pelo docente vigilante.

11- Devem resolver o exame em papel, utilizando folhas brancas (de preferência folhas de exame/teste vendidas na AEIST) para fazer a resolução, sugerindo-se que escrevam com uma esferográfica preta (não se aceitam provas escritas a lápis ou a tinta vermelha). Devem escrever o seu número de estudante IST e o nome na página de rosto das folhas de resolução. Devem escrever o seu número IST em todas as páginas e numerá-las.

12- No local onde irão realizar o exame só devem ter as folhas de resposta, tabela periódica e calculadora científica (telemóveis, outros computadores, tablets, relógios SMART, etc. não são permitidos usar como calculadora, e não podem estar na vizinhança da área utilizada pelo aluno para a realização da prova).

13- Não haverá esclarecimento de dúvidas durante a prova. Em caso excepcional de força maior, usar o Chat do ZOOM com o docente em modo privado.

14- Os estudantes terão de permanecer na sala até final de cada uma das partes, mesmo que pretendam dela desistir, tendo de enviar a folha de rosto assinada declarando que desistem (ver regra nº 18). A saída da sala antes do final da prova levará à sua anulação.

15- Quem quiser desistir do 2º Exame poderá fazê-lo em qualquer uma das 2 partes, tendo de enviar a folha de rosto assinada declarando que desiste do Exame (ver regra nº 18).

Entrega da Prova

16- No final de cada parte devem continuar com a câmara ligada até à finalização da sua entrega.

17- Devem ligar o telemóvel para efectuar a digitalização de todas as páginas de cada parte num único documento PDF. Existem várias aplicações para o efeito, que permitem a digitalização sequencial das páginas, tal como o "Adobe Scan" ou o "CamScanner" (freeware no google play ou app store) ou outra equivalente, sendo a escolha livre.

18- Se decidirem não entregar a prova, devem ainda assim enviar a folha de rosto assinada declarando que desistem, para efeito de contabilização do número de provas.

19- O ficheiro PDF único de cada parte deve ser devidamente nomeado com o número IST e 1º e último nomes; ex. 174560_Benjamim_Pereira_Parte1.pdf e 174560_Benjamim_Pereira_Parte2.pdf, e ser submetidos dentro do tempo estipulado (ver regra nº 20) ao FENIX (Projectos "Parte 1 - 2º Exame (17/02/2021)" e "Parte 2 - 2º Exame (17/02/2021)", respectivamente). Em caso excepcional de grande dificuldade, e apenas nestes casos, poderão enviar para o e-mail do docente responsável (ptghome@tecnico.ulisboa.pt), sendo o título do e-mail igual ao nome do ficheiro. Em caso de dificuldade deverão contactar o docente vigilante.

20- Os estudantes terão 10 minutos suplementares, após o final da prova, para fazer a digitalização e o envio da prova. A não recepção da prova neste período leva à sua anulação e será marcada uma prova oral de substituição.

21- Os estudantes devem guardar o original da prova resolvida por si até à saída das notas finais da UC, no final do período de avaliação (final de Fevereiro de 2021).

22- Recomendamos que alunos com pouca experiência na utilização de aplicações de telemóveis para digitalizar em PDF num único documento e renomeá-lo o pratiquem suficientemente até à prova de modo a fazer uma submissão ao FENIX com sucesso. Por exemplo, podem também praticar o envio do ficheiro PDF por e-mail através do telemóvel para o seu próprio e-mail.

Após a Entrega da Prova

23- Na correcção da prova (bem como no seu decurso) analisar-se-á se houve ou não comportamentos desrespeitadores dos padrões éticos acima mencionados (ver acima ponto D).

24- Em caso de dúvida, reservaremos sempre o direito de avaliar um estudante oralmente, sendo a nota da prova oral determinante na nota final do exame.

Boa sorte e votos de excelentes resultados...!!!