Métodos de Avaliação

1. Os alunos podem escolher uma de duas vias de avaliação:

1.1. Via Testes, consistindo em 2 testes (+ 1 prova de recurso)

1.2. Via Exame, consistindo em 1 exame (+ 1 exame de recurso)

2. Avaliação Via Testes

2.1. O aluno será aprovado por testes se a média da classificação dos 2 testes for igual ou superior a 9,5/20 valores. Os testes têm o mesmo peso (50%).

2.2. Considera-se que o aluno optou pela Via Testes se entregar os 2 testes.

3. Avaliação Via Exame - O aluno será aprovado por exame se a classificação for igual ou superior a 9,5/20 valores.

4. Consulta de provas - Após a publicação das classificações de cada prova de avaliação será agendada uma data para consulta, pelos alunos, da sua prova.

5. Composição da avaliação - A matéria avaliada tem duas componentes, quer na Via Testes quer na Via Exameteórico-prática, com o peso de 80%, e laboratorial, com o peso de 20%.

5.1. A avaliação da componente laboratorial, nos testes ou exames, é feita através de questões sobre 4 trabalhos laboratoriais, valendo 4/20 valores, ou seja 1/20 cada trabalho. A contabilização das respostas dadas a cada uma das 4 questões só é efetiva se o aluno tiver realizado (presencialmente ou remotamente) o respetivo trabalho. Por realização do trabalho entende-se a participação na aula laboratorial respetiva (ou na aula de repescagem) e a resolução e envio ao docente (e correção, se necessária) da ficha do trabalho.

5.2. Os alunos que tenham realizado os trabalhos de laboratório em anos transactos (com OK em todos os trabalhos) não os devem repetir. Terão os seus trabalhos validados mediante o envio de um e-mail para o docente laboratorial (mencionando o número IST e o ano da realização), que os confirmará/validará, sendo neste caso dispensados das aulas laboratoriais

5.3. Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante ou desportista de alta competição (é necessário oficializá-lo na secretaria) podem optar por ser avaliados apenas na componente teórico-prática, valendo esta 20 valores neste caso. Quando se apresentar a teste ou exame, o aluno deve escrever bem visível no canto superior direito da folha de prova "Trabalhador-estudante" ou "Desportista de alta competição".

No entanto, se quiser (e tiver realizado os trabalhos laboratoriais), poderá responder às perguntas laboratoriais, sendo classificado de modo igual aos restantes alunos.

6. Provas de Recurso e de Melhoria de nota

6.1 A prova de recurso da Via Testes pode ser um dos testes a realizar na primeira data de exame ou um exame (em qualquer uma das datas). Se o aluno não entregar a prova na primeira data tem acesso ao exame da segunda data.

6.2 A prova de melhoria de nota da Via Testes pode ser 1 exame a realizar em qualquer uma das datas. Se o aluno não entregar o exame na primeira data poderá realizar o exame na segunda data.

6.3 O recurso ou melhoria de nota da Via Exame é realizado na segunda data de exame (mesmo para os alunos que até aí não se tenham apresentado a provas).

6.4 Na melhoria da nota, conta a melhor das duas notas como final.

6.5 Prova oral - Se, após as provas de recurso, a nota final se situar entre 8,5 e 9,4 valores, tanto na via testes como na via exame, o aluno poderá submeter-se a uma prova oral a realizar após o 2º exame. O resultado poderá ser apenas Reprovado ou Aprovado com 10 valores. A data da prova oral será definida no dia da afixação das notas do 2º exame.