Software Guides

O ambiente de trabalho dos alunos nesta Unidade Curricular será o GNU/Linux, sendo os programas desenvolvidos em C e compilados com o gcc. Durante o semestre será utilizado o seguinte software:

• gcc
  • codeblocks
  • biblioteca SDL2

Aconselha-se o uso/instalação de VirtualBox e da distribuição Lubuntu do Linux.

Guia de instalação do Linux:

Aconselham-se os alunos a instalar a distribuição Lubuntu. Deste modo garante-se que o sistema instalado pelo aluno é semelhante ao existente no laboratório. O uso de um ambiente de virtualização de hardware (tal como o VirtualBox) evita a necessidade de formatar/particionar o disco rígido para instalar o sistema operativo Linux. Ao usar-se estes sistemas, Tem-se acesso a um "PC real" dentro de uma janela e será necessário instalar o Linux, como de um PC real se tratasse.

• Desta forma, é necessário fazer o download da imagem do Lubuntu e instalar o VirtualBox (incluindo o extension pack).
  • Guia da instalação do Ubuntu/Lubuntu no Virtualbox aqui (foco no VirutalBox) ou aqui (foco no Ubuntu).
  • O VirtualBox Additions permite melhorar a interacção do utilizador com a máquina virtual e pode ser instalado seguindo estes passos.
Notas:
  • Recomenda-se 16GBytes para o tamanho do disco rígido da máquina virtual.
  • Após a instalação do VirtualBox Additions devem criar uma pasta partilhada entre o sistema operativo nativo e virtual.  Caso tenham problemas com as permissões do Linux devem executar o seguinte comando: "sudo adduser your-user vboxsf" e fazer reboot à máquina virtual.

Guia de instalação do software para a disciplina

No Linux, devem fazer download do script necessário para instalar o software aqui. Podem colocá-lo no desktop.

No Linux, é necessário abrir o terminal (seleccionar System Tools -> LXTerminal). Abrir-se-á uma janela onde poderão ser dados comandos. Para instalar os ficheiros necessários ao desenvolvimento de aplicações em C executar os seguintes comandos:

• cd Desktop
  • chmod 755 progrscript
  • sudo ./progrscript

Quando for pedida uma password inserir a password definida aquando da instalação do Linux.

De seguida verifiquem se têm o codeblocks/gcc instalado. No caso do gcc escrever no terminal gcc --version).

Opcionalmente em vez de um script, podem usar os seguintes comandos:

• sudo apt-get install build-essential
  • sudo apt-get install ddd
  • sudo apt-get install ddd-doc
  • sudo apt-get install codeblocks
  • sudo apt-get install codeblocks-contrib
  • sudo apt-get install doxygen
  • sudo apt-get install doxygen-gui
  • sudo apt-get install xxgdb
  • sudo apt-get install geany
  • sudo apt-get install libsdl2-dev
  • sudo apt-get install libsdl2-image-dev
  • sudo apt-get install libsdl2-ttf-dev
  • sudo apt-get install vim
  • sudo apt-get install gedit

Será necessário confirmar que se deseja instalar todo o software (responder y).

Para instalar outro software os alunos poderão utilizar uma interface gráfica (System Tool -> Lubuntu Software Center).

Attachments