Sumários

Parcelamento e proposta de ocupação (aula online)

28 abril 2020, 16:30 Beatriz Condessa

Parcelamento e proposta de ocupação. Escolha do conceito e dos critérios subjacentes. Áreas de cedência.
Acompanhamento dos trabalhos práticos.

Conceito de ocupação (aula online)

28 abril 2020, 09:30 Ana dos Santos Morais de Sá

Conclusão do enquadramento regulamentar. Conceitos alternativos de ocupação. Desenvolvimento de 2 conceitos alternativos de ocupação urbanística e seus pressupostos. Morfologia da ocupação.

Synthesis Plan and Tables

28 abril 2020, 09:30 Maria Joana Coruche de Castro e Almeida

Layout: building typologies, land subdivision, main streets and other public spaces. Building footprints and other characteristics: building height, building envelope, elevation of door sill.

Crescimento urbano, Perimetro urbano e Reabilitação urbana.

24 abril 2020, 15:00 Jorge Baptista e Silva

Tipos de povoamento e problemas associados. Crescimento das areas urbanas e da população urbana em Portugal e no mundo. Definição estatistica e fiscal de area urbana. Definição legal de uso urbano e uso rural do solo.

Definição e propósito do conceito de perimetro urbano.
Como definir uma area urbana consolidada e como definir um perimetro urbano para efeitos de controlo e planeamento da ocupação urbana em função da area de expansão esperada.
Tipos de crescimento urbano segundo Sola Morales.
Reabilitação Urbana: ARU e ORU.

Planos. Produção do solo urbano

24 abril 2020, 14:30 José Álvaro Pereira Antunes Ferreira

Os 4Ps: Políticas, planos, programas e projetos e outras ferramentas relacionadas com a execução dos planos territoriais

A produção de solo urbano e as formas de crescimento segundo Solá Morales: P+U+E.

Tipologias de edificação, morfologia e noções sobre ordenamento e ordem urbanística