Sumários

O sistema urbano e as suas componentes (sub-sistemas)

24 fevereiro 2012, 15:00 Jorge Baptista e Silva

 

(Habitação; Actividades Económicas; Equipamentos; Acessibilidades, Mobilidade e Espaços Canais; Estrutura Ecológica; Infra-estruturas). Os conceitos de metabolismo e evolução. Mecanismos de auto-adaptação e Resiliência.A incerteza: projecções; previsões; como lidar com a incerteza em planeamento.


A área de intervenção, reconhecimento e leitura

24 fevereiro 2012, 11:30 Jorge Baptista e Silva

 

Análise do aglomerado urbano de estudo: caracterização básica do território e das principais componentes do sistema urbano. Informação estatística e levantamento de dados específicos. Observação reflexiva.

 

Evolução urbana e antecedentes dos instrumentos de planeamento.

 


Apresentação

17 fevereiro 2012, 17:00 Beatriz Condessa

Apresentação do Programa das Aulas Práticas. Funcionamento e sistema de avaliação da disciplina. Área de Estudo. Formação dos grupos.

Organização e segmentação do sistema urbano por componentes tendo em vista a sua caracterização e diagnóstico por cada grupo. Alocação dos temas aos grupos.


Apresentação da Disciplina

17 fevereiro 2012, 15:00 Jorge Baptista e Silva

As grandes questõesque afectam hoje as áreas urbanas: a urbanização crescente, a metropolização e a coesão social; acessibilidade a bens e serviços e consumo energético; a qualificação urbana e a política de espaços públicos; renovação e reabilitação urbanas; os espaços periféricos e a rede urbana; a consideração e integração urbana dos ecossistemas naturais; incerteza e participação pública.


Apresentação das aulas práticas e do trabalho de grupo

17 fevereiro 2012, 11:30 Jorge Baptista e Silva

 

 

Apresentação do Programa de Aulas Práticas. Funcionamento e sistema de avaliação da disciplina. Área de Estudo. Formação dos grupos. Organização e segmentação do sistema urbano por componentes tendo em vista a sua caracterização e diagnóstico por cada grupo.

 

 

A Turma como equipa de Planeamento, os seus sub-grupos de trabalho e coordenadores.

Alocação dos temas aos grupos.