Sumários

Apresentação do enunciado do 2º trabalho prático

20 abril 2012, 17:00 Beatriz Condessa

Identificação e seleção por cada grupo de áreas susceptíveis de novo desenvolvimento urbano - projecto de loteamento.

Síntese dos elementos regulamentares e de enquadramento mais relevantes (PDM) que podem condicionar o desenvolvimento de soluções urbanísticas, dos seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Acessibilidades, Mobilidade e Espaço Canal

20 abril 2012, 15:00 Filipe Moura

- Conceitos fundamentais sobre Redes em Sistemas de Transportes, Rede Viária e Transportes Colectivos

- Definição e caracterização da Hierarquia da rede viária: rede rodoviária, passeios, estacionamento e interfaces

- Exemplo da Cidade de Lisboa e respectiva definição/caracterização da Hierarquia da Rede Viária no Plano Director Municipal

- Cruzamento entre hierarquia da rede viária e hierarquia dos serviços de transportes colectivos

- Importância da segmentação ou partilha dos espacços públicos entre modos (incluindo o pedonal e bicicletas)

Parcelamento e proposta de ocupação

20 abril 2012, 11:30 Jorge Baptista e Silva

Escolha do conceito e dos critérios subjacentes.

Áreas de cedência (espaços verdes, equipamentos, estacionamento).

Desenho da ocupação: edificabilidade e tipologias de construção, parcelamento e traçado preliminar dos arruamentos e espaço público. Caracterização das tipologias de construção e habitação. Estudo preliminar das tipologias de habitação. Implantação das edificações propostas e sua caracterização (cérceas, volumetria, cota de soleira, …).

Modelo territorial (PU)

13 abril 2012, 17:00 Beatriz Condessa

Continuação da aula anterior. Acompanhamento dos trabalhos práticos.

Conceitos alternativos de ocupação

13 abril 2012, 11:30 Jorge Baptista e Silva

Desenvolvimento de 2 conceitos alternativos de ocupação urbanística e seus pressupostos. Morfologia da ocupação.