Seminários do Prof. Marc Cavazza sobre "IA em Jogos"

15 maio 2008, 15:18 Carlos António Roque Martinho

Na próxima semana (de 19 and 23 Maio de 2008), o Prof. Marc Cavazza irá realizar um conjunto de seminários sobre inteligência artificial em jogos, no contexto da cadeira de Tecnologia de Jogos e Simulação.

Os tópico cobertos serão:
- Introduction and basic concepts: AI problems and game genre, real-time AI;
- Basic AI techniques: FSTN and Rule-based systems;
- Search: from path planning to Planning and advanced behaviours;
- Integration of AI behaviours in 3D worlds: discretisation and action representation;
- Multi-agent co-ordination and Multi Agent Systems;
- Advanced plot generation, storytelling and AI for game design;
- Future technologies: language and dialogue.

O horário e local das sessões é o seguinte:
- 2ª feira 19/05: 15h - 17h (sala 1.65).
- 3ª feira 20/05: 15h - 17h (sala 1.65).
- 4ª feira 21/05: 14h - 17h (sala 1.65).
- 6ª feira 23/05: 10h - 13h (sala 1.1).

Prof. Marc Cavazza bio

O Doutor Marc Cavazza é professor na School of Computing de Universidade de Teesside (GB) onde lecciona na área de Ambientes Virtuais Inteligentes. Para além disso, exerce um cargo de administração na universidade que lhe confere a responsabilidade da definição da estratégia de investigação para a School of Computing.

O seu ensino e investigação têm-se centrado nos tópicos de criação de actores virtuais, sistemas de narrativa interactiva, computação para entretenimento e realidade virtual. De 2000 a 2005 foi responsável pela disciplina de Games Artificial Intelligence Programming do curso de mestrado da escola. Foi durante 3 anos professor convidado na universidade de Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha) onde contribuiu para o ensino de Inteligência Artificial para Jogos de Computador.

O seu trabalho tem sido publicado em várias revistas e congressos de renome. Tem mais de 170 publicações nas áreas de realidade virtual, interacção pessoa máquina, inteligência artificial aplicada e ciências cognitivas. O seu trabalho inovador em narrativa interactiva foi galardoado por duas vezes com a distinção de melhor artigo no congresso Internacional de Narrativa Interactiva (2001 e 2003).