Métodos de Avaliação

Modalidades de avaliação

A unidade curricular disponibiliza três modalidades distintas de avaliação:  

  • Modalidade presencial (presença + realização de tarefas em aula) - o/a aluno/a vai às aulas, participa nas mesmas e realiza as tarefas propostas em aula. Existirão vários momentos de registo de presença ao longo das sessões. Os atrasos e as saídas antecipadas serão registados e esse atraso será contemplado no valor dessa sessão;
  • Modalidade remota (realização de tarefas extra-aula) - trabalhadores/as estudantes e outros/as estudantes que optem por alcançar os objectivos com tarefas Versão Full, realizadas exclusivamente de forma autónoma, sem presença nas aulas (excepto a Full8, exclusiva para estudantes em mobilidade e/ou com estatuto especial);
  • Modalidade mista - estudantes que em algumas sessões optem pela presença na aula e, em outras, optem por realizar a tarefa Full.

Em qualquer uma das modalidades existirá paralelamente um módulo de Gamification, desenvolvido na plataforma Moodle ou uma tarefa final para quem preferir (em alternativa ao Moodle).

Qualquer estudante pode optar por qualquer uma das modalidades semanalmente, sem comunicar essa decisão. Se, como exemplo, um estudante for a três aulas e na quarta sessão entregar a tarefa versão Full sem ter ido à aula, fica claro que optou pela Modalidade mista. Esta opção pode ser realizada pelo/a estudante em qualquer ponto do semestre sem comunicação da mesma à Docente, excepto na sessão 8, cuja tarefa FULL é exclusiva para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, NEE e estudantes em mobilidade.

Nesta UC vamos utilizar uma atribuição de notas baseada num sistema inverso, isto é, todos os/as estudantes no início do semestre têm 20 valores. Para manter esses valores é necessário, tema a tema, efectuar as tarefas propostas seja realizando a tarefa Full seja indo à aula e realizando a tarefa solicitada na mesma e entregando o respectivo deliverable. O módulo de gamificação será desenvolvido em paralelo com as aulas. Tudo é opcional nesta UC. O/a estudante pode decidir logo no primeiro dia que nota pretende ter à UC e realizar/frequentar as tarefas/aulas necessárias para o alcançar.

Calendarização das sessões

A calendarização prevista das actividades é a seguinte (poderá ser alvo de alterações mediante disponibilidade do/a orador/a convidado/a):


A sessão 8 consistirá em formações de tema livre realizadas em grupos de 10 alunos/as. Cada estudante escolherá um dia para apresentar e apenas precisa de vir à sessão em que apresenta, isto é a UC tem 14 sessões em que cada estudante assiste a 8.

Os 3 valores referentes à sessão 8 podem ser alcançados por alunos/as sem estatuto de forma presencial e por alunos/as com estatuto de forma remota. A tarefa referente a essa sessão é exclusiva para estudantes com estatuto trabalhador estudante, NEE e/ou em mobilidade.

Tarefas, prazos e cotações

O enunciado das tarefas FULL encontrar-se-á no separador Temas da página da UC e a tarefa da semana será disponibilizada no sábado a seguir à última aula da respectiva semana, de forma a dar o mesmo tempo aos/às estudantes que optaram por realizar a tarefa FULL e aos/às estudantes que por impedimentos extraordinários estiveram ausentes da respectiva aula.

Todas as tarefas têm 23 dias de prazo para estudantes sem estatuto e 44 dias para estudantes com estatuto de trabalhador estudante e/ou NEE (facilitando a gestão de picos no trabalho e a tranquila execução das tarefas propostas). Após a data limite de entrega ainda é possível entregar a mesma, com penalização de 0.025 valores por dia. Por exemplo, se um estudante entregar uma tarefa com 10 dias de atraso o máximo da cotação que pode atingir é de 1.75 valores (2 valores – 0.25 [10x0.025]). Na data em que a penalização atingir os 0.5 valores, as restantes entregas serão desconsideradas.

As datas de entrega de cada uma das tarefas FULL podem ser consultadas na tabela seguinte:


A nível de avaliação todas as tarefas FULL terão, no seu enunciado, indicação de 4 critérios objectivos que, de forma geral, serão afetos ao seguinte:

  • Caracteres (tarefa escrita) e minutos (vídeo e podcasts) mínimos e máximos
  • Referências a realizar
  • Evidência de integração do material – indicação de um ponto de vista pessoal, relacionamento entre dois conceitos, resolução de uma situação real/problema solving ou semelhante
  • Correcção do texto escrito – inexistência de incorrecções ortográficas, discordâncias de género (feminino/masculino), número (singular/plural) e de falta de acentos

Mediante o cumprimento dos critérios, será atribuída a referente cotação:

  • Se a tarefa cumprir os 4 critérios - Cotação total - 100%
  • Se a tarefa cumprir 3 critérios - Cotação parcial - 75%
  • Se a tarefa cumprir 2 critérios - Cotação parcial - 50%
  • Se a tarefa cumprir 1 critério – Cotação nula 25%
  • Se a tarefa cumprir 0 critérios - Cotação nula 0%

Mediante a correcção realizada - e caso tenha entrega até à data limite I - o/a estudante pode voltar a entregar a tarefa atingindo, desta forma, o máximo de cotação caso a nova submissão respeite todos os critérios. A data limite de resubmissões de tarefas corrigidas, para todos /as os/as estudantes, é 01/07/2020 data a partir da qual as resubmissões efectuadas serão desconsideradas.

Plágio – todas as tarefas serão alvo de análise de cópia e, caso se detectem tarefas semelhantes/iguais, os/as alunos/as envolvidos – tanto quem partilhou a tarefa inicial como quem copiou pela mesma – serão reportados ao Conselho Pedagógico.

Para ficar mais claro o que é plágio, ficam as seguintes indicações:

  • Enviar a minha tarefa/respostas a alguém – é plágio
  • Receber a tarefa/respostas de alguém e entrega-las como minhas – é plágio
  • Receber as respostas de alguém, dar uma cosmética (alterar algumas palavras e algumas frases) e entrega-las como minhas – é plágio
  • Numa tarefa individual fazê-la em grupo e entregar dois textos iguais/semelhantes – é plágio. Poderão trabalhar em grupo e, nesse caso, analisar o artigo/texto/vídeo em conjunto e até debater o mesmo. O resultado dessa análise tem, necessariamente, que ser diferente. Cada pessoa escreve e analisa os materiais de forma diferente e, logo, o resultado – mesmo tendo analisado os materiais em conjunto – também terá que ser diferente
  • Qualquer um destes casos será reportado ao CP e os/as responsáveis farão a UC noutro semestre – quem entregou/enviou a sua tarefa/respostas e quem copiou pelas mesmas

EXTRA MILE/WORK

Para distinguir os/as alunos/as que estão mesmo dispostos a dar o extra para alcançar a nota máxima à UC, é necessário optar por uma das alternativas: ou módulo de gamificação-moodle ou a tarefa final. O esquema global de opções desta unidade curricular é o seguinte:

Módulo de Gamificação - Moodle

O módulo de gamificação, correspondente a 4 valores da UC, será desenvolvido na plataforma Moodle, com o Plugin Level Up – ferramenta de gamificação.

Existirão 8 níveis, correspondentes aos 4 valores a atingir nesta parte remota. Cada nível equivale a 0.5 valores e os 4 valores corresponderão a 4000 XP. A conversão para a nota final será feita directamente - 2300 XP = 2.3 valores. O máximo de valores a atribuir é de 4 e, como pontualmente existem bugs na atribuição de XP, é fundamental utilizar frequentemente a ferramenta XP check e ter em conta que a nota final será atribuída com base no XP indicado por essa ferramenta e não pelo XP indicado pelo Level Up. Existe um formulário específico para reportar excesso e falta de XP.

Para atingir o máximo de XP, cada estudante poderá realizar diferentes tarefas: