Métodos de Avaliação

A unidade curricular disponibiliza três modalidades distintas de avaliação:

• Modalidade presencial (presença e participação nas aulas + tarefas Versão Lite)
  • Modalidade remota (trabalhadores/as estudantes e outros/as estudantes que optem por alcançar os objetivos com tarefas Versão Full, exclusivamente autónomas, sem presença nas aulas)
  • Modalidade mista (estudantes que em algumas sessões optem pela presença na aula + tarefa Versão Lite e, em outras aulas, optem pela tarefa Versão Full)
Em qualquer uma das modalidades, existirão no final do semestre duas leituras propostas com quizz associado.
Qualquer estudante pode optar por qualquer uma das modalidades semanalmente, sem comunicar essa decisão. Se, como exemplo, for a três aulas e na quarta sessão entregar a tarefa versão Full sem ter ido à aula, fica claro que optou pela Modalidade mista. Esta opção pode ser realizada pelo/a estudante em qualquer ponto do semestre sem comunicação da mesma à Docente.

Método presencial

O método presencial pressupõe que o/a aluno/a vai às aulas, participa nas mesmas e realiza as tarefas versão Lite propostas. Existirão vários momentos de registo de presença ao longo das sessões.

Método remoto

Em todas as sessões existirão tarefas autónomas, com prazo de 1 ou 2 semanas de execução (os/as trabalhadores/as estudantes terão sempre 1 semana a mais do que os/as restantes alunos/as isto é, caso a tarefa seja de 1 semana os/as trabalhadores/as estudantes terão 2 e caso a tarefa seja de 2 semanas os/as trabalhadores/as estudantes terão 3, facilitando a gestão de picos no trabalho e a tranquila execução das tarefas propostas). Estas tarefas versão Full serão de complexidade superior às tarefas versão Lite. O objetivo é que todos os/as estudantes dediquem o mesmo tempo aos temas propostos, quer estando na aula e participando nas tarefas propostas, quer fora da aula, adquirindo os objetivos de forma autónoma.

Método misto

Caso um/a estudante que opte pelo método presencial prefira, numa ou mais semanas em que não foi à aula, concluir a tarefa  versão Full pode fazê-lo dentro do prazo previsto. Caso um/a estudante que opte pelo método remoto queira, por ter disponibilidade ou considerar que determinado tema é especialmente interessante, é bem-vindo/a na aula e terá a sua tarefa Lite corrigida de igual forma (também neste caso os/as trabalhadores/as estudantes têm mais 1 semana para executar a tarefa do que os/as restantes colegas).

Valores, tarefas e modalidades

Nesta UC vamos utilizar uma atribuição de notas baseada num sistema inverso, isto é, todos os alunos no início do semestre têm 20 valores. Para manterem esses valores é necessário, tema a tema, efectuar as tarefas propostas, mediante a modalidade escolhida por sessão - sessões diferentes assumem valorizações diferentes, pela importância do tema:

Vejamos um exemplo da Sandra, que optou pelo regime misto. Na sessão 1 foi à aula, participou na mesma e realizou a tarefa versão Lite, mantendo o seu 20. Na segunda semana a Sandra não foi à aula nem entregou a tarefa versão Full e, logo, uma vez que essa semana era valorizada com 3 valores, desceu de 20 para 17. Na terceira semana optou por executar a tarefa versão Full, mantendo os 17 valores que trouxe da semana anterior. Na quarta sessão não quis perder a excelente apresentação da oradora convidada  e foi à aula, participando na mesma e mantendo os 17 valores. Na quinta semana perdeu 2 valores, ficando com 15. Na sexta sessão foi à aula mas não realizou a tarefa extra aula perdendo, logo 1 valor e ficando com 14. Querendo manter essa nota, a Sandra realizou tudo excepto uma das leituras Extra mile, ficando com 13 valores de nota final.

Tarefas – timings e correção

Todas as tarefas terão, no seu enunciado, a indicação de 3 critérios objetivos que, de forma geral, serão afetos ao seguinte:

1. Caracteres (tarefa escrita) e minutos (vídeo) mínimos e máximos
  2. Referências a realizar
  3. Conclusão da tarefa - Se a tarefa deve ser concluída com a indicação de um ponto de vista pessoal, com o relacionamento entre dois conceitos, com a resolução de uma situação real/problema solving ou semelhante

Mediante o cumprimento dos critérios, será atribuída a referente cotação:

• Se a tarefa cumprir os 3 critérios - Cotação total - 100%
  • Se a tarefa cumprir 2 critérios - Cotação parcial - 70%
  • Se a tarefa cumprir 1 critério - Cotação parcial - 30%
  • Se a tarefa cumprir 0 critérios - Cotação 0%
A correção será disponbilizada consoante a data de entrega, seguindo a seguinte norma:

O enunciado das tarefas encontra-se publicado no separador Tarefas Propostas da página da UC e a tarefa da semana será disponibilizada na manhã da segunda-feira referente à semana respectiva.