Notas de Utilização Básica

No texto que se segue:

• ### designa o número do grupo, sempre com três dígitos
  • ##### designa o número de aluno, sempre com cinco dígitos

O repositório CVS para o projecto e contém inicialmente versões vazias de todos os projectos (i.e., já foi feito o "import" inicial). O repositório está disponível a partir no AFS em /afs/ist.utl.pt/groups/leic-po/po12/cvs/###

Pode ser necessáriovisitar o self-service do CIIST  [ https://ciist.ist.utl.pt/servicos/self_service/ ], para activação dos serviços relevantes (AFS e Shell, pelo menos).

Os valores possíveis para a variável de ambiente CVSROOT ou pela opção -ddo comando "cvs") são:

• /afs/ist.utl.pt/groups/leic-po/po12/cvs/### (disponível em qualquer máquina com AFS e utilizador com token válido para a célula ist.utl.pt)
  • :ext:ist1#####@sigma.ist.utl.pt:/afs/ist.utl.pt/groups/leic-po/po12/cvs/### (disponível via SSH; verificar que CVS_RSH=ssh)

ATENÇÃO AOS SEGUINTES ASPECTOS

NÃO FAZER

• cvs init (não é necessário: o repositório já existe)
  • cvs import (não é necessário: o projecto já existe)
  • cd /cvs (ou qualquer outra manipulação directa do repositório: toda a interacção com o repositório deve ser limitada ao comando "cvs")

FAZER

Antes de tudo o mais, fazer cópias de segurança (vulgo "backups") de tudo o que já foi feito. Admitindo que já teve início o desenvolvimento do projecto e que o código está em DIRECTORIA, para adicionar ficheiros ao projecto no CVS devem ser seguidos os seguintes passos (caso não tenha tido início o desenvolvimento do projecto, então ignorar os passos 1 e 3):

1. cd DIRECTORIA/.. (ir para a directoria mãe de DIRECTORIA)
  2. cvs co ### (é criada uma directoria controlada pelo CVS com o nome ###) (onde os # representam o número do grupo)
  3. (mover/copiar o material interessante de DIRECTORIA para ###) (onde os # representam o número do grupo)
  4. cd ### (onde os # representam o número do grupo)
  5. cvs add ficheiro1 ficheiro2 ... ficheiro3 (adicionar ficheiros ao projecto no CVS)
  6. cvs update (verificar que não foi esquecido nenhum ficheiro importante: voltar a 5 até terem sido todos adicionados)
  7. cvs commit (enviar alterações para o repositório)

OBSERVAÇÕES

• No ponto 5 acima, é importante notar que quando se quer adicionar o conteúdo de uma (sub)directoria (e.g. "batata", "cebola"), deve ser primeiro adicionada a própria directoria e, só depois, o seu conteúdo.
  • Não adicionar cópias do material de apoio ao projecto (serão removidas e quaisquer alterações perdidas).
  • Pessoas sem área no AFS ou sem login no Sigma não poderão aceder ao conteúdo do repositório: para activar estes acessos, consultar o self-service do CIIST. Em caso de dificuldade, consultar o corpo docente.
  • A estrutura do projecto no CVS deve ser semelhante à das aplicações exemplo apresentadas nas aulas, i.e., o código deve apresentar-se como o daquelas aplicações, logo abaixo da directoria ### ( onde os # representam o número do grupo com três algarismos), não devendo existir uma directoria intermédia dentro do projecto que contém então o código.