Sumários

Estimação por intervalos

12 novembro 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Noções básicas e definição de intervalo de confiança: coeficiente de confiança e estatistica "pivot". Construção de intervalos de confiança a 100 (1- a )% para a média (valor médio) de uma população normal, com respectivamente variância conhecida e desconhecida (variável aleatória de Student); exemplos de aplicação.

Capítulos 6 e 7

10 novembro 2008, 16:00 Patrícia Ferreira Ramos

Resolução dos exercícios 6.14, 7.4 e 7.7.

O mesmo da aula anterior

10 novembro 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Introdução às principais propriedades dos estimadores. Definição de estimador centrado de um dado parâmetro; de erro médio quadrático do estimador face ao parâmetro que pretende estimar, e de eficiência de um estimador; um estimador é tanto mais eficiente quanto menor o seu erro médio quadrático. Foi mostrado que de entre os estimadores centrados para um dado parâmetro é mais eficiente o que tiver menor variância.

Distribuições amostrais e propriedades respectivas no caso de população normal ou de grandes amostras. Distribuição de student e do qui-quadrado

7ª aula de problemas

5 novembro 2008, 14:30 Ana Maria Pires Parente

Exercícios 5.(d) e coeficiente de correlação, 5.9 e 5.14.

O mesmo da aula anterior

5 novembro 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Método da máxima verosimilhança para obter estimadores pontuais de parâmetros da população. Exemplos de aplicação do método para população de Poisson e população normal. Propriedade da invariância do método da máxima verosimilhança e sua aplicação em casos concretos.

(Mini teste de probabilidades no fim da aula-25 minutos.)