Sumários

O mesmo da aula anterior

1 outubro 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Conceito de valor médio, variância (e algumas das suas propriedades), moda e quantis em v ariáves aleatórias discretas . Exemplos. Estudo da v ariável aleatória uniforme discreta e da de Bernoulli.

Capítulos 2 e 3

29 setembro 2008, 16:00 Patrícia Ferreira Ramos

Resolução dos exercícios: 2.15, 3.2 e 3.6.

O mesmo da aula anterior

29 setembro 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Função de distribuição-definição e propriedades; Exemplos. Na primeira hora da aula foi entregue aos alunos uma folha A4 com o enunciado de um mini-teste (um problema tipo com duas questoes), que eles resolveram individualmente na aula, depois de dadas algumas dicas para como ler o enunciado, transformar as frases em simbolos probabilisticos, localizar a materia da aula teorica de interesse para a resolução do problema, etc. (objectivo: orientação do estudo individual dos alunos presentes, que se pretende regular e semanal a partir de agora). Todos os alunos colaboraram activa e positivamente, tendo havido discussão colectiva sobre o problema. Alguns conseguiram por si encontrar a solução dentro do tempo estabelecido para tal. No final da hora foi entregue aos alunos 1 folha manuscrita com a solução detalhada e respectiva quotação de cada um dos passos a seguir na resolução.

1ª aula de problemas

24 setembro 2008, 14:30 Ana Maria Pires Parente

Exercícios 2.2, 2.6, 2.14 e 2.18

Variáveis  aleatórias discretas

24 setembro 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Conceito de acontecimentos (estocasticamente) independentes. Conceito de va riáveis aleatórias discretas e continuas. Estudo de va riáveis aleatórias discretas (exemplos simples, e conceito de funçao probabilidade).