Sumários

13ª Aula Prática

17 dezembro 2009, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios dos Cap.8 e 9: 8.23, 9.2.

(Nota: Além destes exercícios, foi dada a resolução de 8.3, 8.20, 8.22.)

O mesmo da aula anterior

17 dezembro 2009, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Foram entregues dois enunciados  de problemas de exames anteriores da disciplina sobre a regressão linear simples e trabalhados nesta aula teórica pelos alunos, organizados em pequenos grupos de trabalho. No final da aula foram entregues aos alunos as soluções detalhadas dos problemas propostos e respectivas classificações ponto por ponto.

FIM DO PROGRAMA.

13ª Aula Prática

15 dezembro 2009, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios dos Cap.8 e 9: 8.23, 9.2.

(Nota: Além destes exercícios, foi dada a resolução de 8.3, 8.20, 8.22.)

O mesmo da aula anterior

15 dezembro 2009, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Foi feito notar que a extrapolação não é permitida em modelos de regressão.

Foram introduzidos os conceitos de coeficiente de determinação e de an á lise de resíduo. Exemplos (ilustrados por g ficos) de como uma an á lise de resíduos pode fornecer também indicações para a escolha de um melhor modelo de regressão, quando tal for o caso.

Foi entregue um enunciado de problema tipo sobre a regressão linear simples e trabalhado nesta aula teórica pelos alunos, organizados em pequenos grupos de trabalho. No final da aula foram entregues aos alunos as soluções detalhadas dos problemas propostos e respectivas classificações ponto por ponto.

Um exemplo prático foi retirado do livro do Montgomery e entregue aos alunos para execução e discussã o. Tal exemplo focou as principais facetas do modelo de regressã o linear simples e sua análise, quando utilizada num problema da vida real, incluindo análise de residuos e seus ensinamentos.

12ª Aula Prática

10 dezembro 2009, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios do Cap.8: 8.14c), 8.17, 8.22a).