Sumários

Distribuições conjuntas e complementos

15 outubro 2009, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

 

  Introdução ao conceito de variável aleatória bivariada (ou bidimensional) discreta; distribuições conjuntas, marginais e condicionadas; variáveis aleatórias discretas (estocasticamente) independentes, exemplos. Valor médio e variância marginais e condicionados, exemplos.


4ª Aula Prática

13 outubro 2009, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios do Cap.4: 4.6, 4.7, 4.10.


O mesmo da aula anterior

13 outubro 2009, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Distribuição normal reduzida (ou "standard)"; tabelas da função distribuição da normal reduzida; transformação de uma normal qualquer em normal reduzida e utilização das tabelas (da função distribuição da normal reduzida) na obtenção das probabilidades referentes a uma normal qualquer.

Estudo da distribuição exponencial: respectivo campo de variação, função de probabilidade e função de distribuição, valor médio, variância e moda (desvantagem de ter a moda no zero). Ligação desta distribuição com a de Poisson (breve introdução ao processo de Poisson) e estudo da propriedade da falta de memória da v.a. exponencial; alguns exemplos de aplicação.

 

 


3ª Aula Prática

8 outubro 2009, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios do Cap.3: 3.7(incluindo a) e b) sem reposição), 3.12.


Variáveis aleatórias continuas

8 outubro 2009, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

 

Função de distribuição-definição e propriedades. F unção densidade (de probabilidade) e propriedades; valor médio, variância, moda e quantis.

Estudo da distribuição uniforme continua e da normal ou de Gauss: respectivo campo de variação, função de probabilidade e função de distribuição, valor médio e variância, mediana, quantis. Exemplos de aplicação.