Sumários
Not Taught.
4 junho 2021, 15:00 • Cristina Anjinho Viegas
Correção de relatórios e feedback dado aos alunos sobre os mesmos.
Vírus (II) (aula online)
4 junho 2021, 08:00 • Cristina Anjinho Viegas
Aspectos principais que diferenciam vírus de microrganismos com estrutura celular (geral). Vírus que infectam animais: formas principais de disseminação e tipos de efeitos nas células hospedeiras. Caso estudo: vírus Influenza: exemplo de um virus de ssRNA(-) com envelope; aspectos estruturais e passos principais do ciclo de infeção (simplificado); visionamento de vídeo de animação sobre ciclo de infecção do vírus Influenza. Vírus que infectam bactérias (bacteriófagos ou fagos): exemplos de fagos; ciclo lítico de infeção e consequências para a célula hospedeira (geral); importância na Natureza (controlo de populações bacterianas e ciclo de Carbono na Natureza; visualização de vídeo da Microbiology Society); aplicações em biocontrolo (por ex. área alimentar e terapia fágica no combate de doenças causadas por bactérias infecciosas). Cultivo, deteção e enumeração de fagos; placas de lise. Fagos virulentos e ciclo lítico; exemplos: ciclo de infeção do colifago T4 em E.coli. Fagos temperados e ciclo lisogénico; exemplo: colifago lambda; algumas consequências da lisogenia: alterações fenotípicas nas bactérias lisogenadas.
Dois grupos de alunos partilharam os vídeos realizados para apresentação de notícia científica recente.
Correção de relatórios e feedback aos grupos de trabalho
1 junho 2021, 14:30 • Tina Keller-Costa
Esclarecimente de dúvidas e oberservação de resultados do laboratório com os alunos. Correção de relatórios e feedback aos grupos de trabalho.
Classificação e Identificação de microrganismos (conclusão) e introdução aos vírus (aula online)
1 junho 2021, 11:00 • Cristina Anjinho Viegas
Continuação da análise do caso-estudo sobre classificação de bactéria isolada do casco do Titanic (abordagem polifásica): 1º) método filogenético com base na análise da sequência do gene que origina o 16S rRNA; 2º) perfil de ácidos gordos (“FAME – Fatty Acid Methyl Ester”); passos principais na obtenção de resultados e significado; 3º) comparação da sequência nucleotídica do genoma como abordagem com maior grau de resolução ao nível da espécie; conclusão do caso-estudo: espécie nova - Halomonas titanicae. E se os microrganismos não forem cultiváveis? Referência ao recurso a sondas filogenéticas para detecção de microrganismos particulares in situ (independente de cultivo) - técnica FISH (Fluorescent in situ hybridization). Breve referência à possibilidade de estudar comunidades microbianas em amostras ambientais independentemente do seu cultivo, com base em DNA metagenómico; visionamento do vídeo: “Big Data and Bacteria: Mapping the New York Subway’s DNA” (http://www.wsj.com/video/mapping-the-bacteria-in-the-nyc-subway/A364CDBB-6E19-40C1-B4F1-517A606D97AE.html); discussão sobre a importância deste estudo e tipo de resultados obtidos.
Introdução aos vírus: Características estruturais gerais dos vírus; alguns exemplos de vírus icosaédricos, helicoidais e com envelope.
Dois grupos de alunos partilharam os vídeos realizados para apresentação de notícia científica recente.
Correção de relatórios e feedback aos grupos de trabalho (aula online)
31 maio 2021, 14:30 • Rodrigo Costa
Feedback sobre o relatório e discussão em torno dos resultados da aula laboratorial A2.