Métodos de Avaliação

A metodologia de ensino da UC inclui aulas teóricas e laboratoriais, lecionadas em portuguê, e apresentações orais realizadas pelos alunos.

A nota final na UC resulta da ponderação das classificações obtidas nas três componentes de avaliação:

1 – Dois testes ou exame final, cobrindo a totalidade dos conteúdos programáticos (60%) - nota mínima (testes): 8 valores; nota mínima (média dos 2 testes ou exame final): 9,5 valore. No presente ano lectivo, os testes e/ou exames serão realizados presencialmente ou à distância, consoante as indicações do plano de contigência Covid-19 do IST em vigor nas datas em que estão marcados.

2  - Apresentação oral de notícia científica, em grupo (10%) - Divulgação por cada grupo de trabalho (3 alunos) de notícia científica recente sobre microrganismos, proposta pelos alunos.

Cada grupo pesquisará e escolherá uma notícia científica recente, e realizará um vídeo (ou powerpoint com locução) (duração máx: 5 min). Após revisão pela docente, os vídeos serão apresentados no final das aulas teóricas, seguindo-se uma discussão sobre o tema entre alunos e docente (ao longo do semestre, após a data de entrega dos trabalhos).

3 -Trabalhos de prática laboratorial, em grupo (30%) – Serão realizadas 4 sessões de prática laboratorial e uma sessão de apresentações orais de relatório (grupos de 3 alunos). A avaliação da componente laboratorial baseia-se nos pré-relatórios (~300 palavras) entregues/enviados no início/antes de cada sessão laboratorial por cada grupo; nos relatórios escritos de trabalhos realizados nas quatro sessões laboratoriais (TP1, TP2, TP3, TP4 e/ou 5); e, na apresentação oral (12 min) e discussão (~10 min discussão) do TP6, por cada grupo, a realizar no horário das aulas  laboratoriais (semanas 12 a 14, dependendo do turno). A realização da componente laboratorial é obrigatória. No presente ano lectivo, a aula lab A1 será realizada à distância e as aulas lab seguintes (depois das férias da Páscoa) poderão ser realizadas à distância ou presenciais,

dependendo das indicações do plano de contigência Covid-19 do IST nas datas em que decorrerem.

.