Métodos de Avaliação

A avaliação é feita através da realização de testes (2) ou exames (2). Existe uma componente opcional de avaliação contínua a ser feita no Google Classroom.

Realizam-se dois testes:

• 1º teste - Diagramas de Esforços; Cinemática e Dinâmica (1);
  • 2º teste - Cinemática e Dinâmica (2) incluindo Vibrações de Sistemas de 1 grau de liberdade; Matriz de Inércia; Tensores.

O 2º teste coincide com o 1º exame.

Os exames são constituídos por duas partes cada uma sobre as partes da matéria atrás descritas mas ambas têm que ser feitas, isto é, o exame não é divisível por partes.

Quem optar por fazer avaliação por testes pode, na data do 2º exame, fazer repescagem de um teste.

O 2º exame está aberto a todos os alunos, tenham ou não feito o 2º teste ou o 1º exame.

São aprovados os alunos com mínimo de 7 valores em cada teste (3,5 em cada parte de exame) e cuja média dos testes ou nota do exame (CFtestexam) seja tal que, conjugada com a componente de avaliação contínua (CAC), caso exista, atinja uma classificação final (CF, ver fórmula abaixo) mínima de 9,5 valores.

A componente (opcional) de avaliação contínua é composta por:

• Relatório de sessão de laboratório dedicada à determinação de esforços numa estrutura isostática (1 valor);
  • 4 Fichas sobre as diferentes partes da matéria a realizar no Google Classroom nas semanas 4, 6, 9 e 12 (0,5 valores cada);
  • Relatório de sessão de laboratório dedicada à análise de oscilações de sistemas de 1 grau de liberdade (1 valor).

O conjunto desta componente contínua, CAC, será cotado para um máximo de 4 valores. Esta componente, se cotada para o máximo, poderá corresponder (para classificações dos testes/exame próximas do 10) a um aumento de 2 valores na classificação final.

A classificação final, CF, e antes da eventual oral, será obtida da seguinte forma:

CF = CAC +((20-CAC)/20)*CFtestexam

O corpo docente da disciplina pode condicionar a aprovação à realização de uma prova oral.

Se esta classificação exceder 17, o aluno é convocado para oral. Em caso de não comparência a classificação será reduzida para 17.

Exame de época especial - exame completo e não se considera avaliação contínua.

Avaliação à distância - a quem for autorizada a realização de avaliação à distância:

• Obrigatória entrada na sessão zoom que será marcada. Obrigatório ter a câmara web permanentemente ligada e o microfone também.
  • Deve ser submetido um único ficheiro por parte. Se a resposta for feita em 2 páginas devem estas ser concatenadas num só ficheiro;
  • Cada uma das folhas digitalizadas e enviadas deve ser previamente assinada (tal como está no cartão do cidadão).