Protecção do Betão contra a penetração - revestimentos superficiais. Materiais de Reparação Estrutural (aula online)

4 novembro 2020, 10:00 Augusto Martins Gomes

Revestimentos de protecção por pintura, revestimentos espessos e membranas.

Protecção contra a carbonatação do betão. Características a exigir: Permeabilidade ao CO2, espessura da camada de ar equivalente, permeabilidade ao vapor de água, resistência à absorção de água e ao envelhecimento e aderência ao substrato.

Protecção contra a penetração de cloretos. EN 1504-2 - Requisitos de desempenho para os revestimentos por pintura de diferentes tipos de tintas.

Materiais para reparação estrutural e não estrutural. NP EN 1504 – Princípios P3 – Substituição do betão deteriorado, P4 – Reforço de Elementos e P7 - Repassivação de armaduras. Requisitos a satisfazer pela metodologia de reparação.

Materiais de reparação. Betão, microbetão e argamassas de reparação. Formas de aplicação e de apresentação, tipos de ligantes, requisitos de aderência, retracção, resistência e de protecção das armaduras. Compatibilidade com o suporte e  facilidade de aplicação. Redução do teor de humidade e repassivação das armaduras por substituição do betão carbonatado e do betão com elevado teor de cloretos. Exemplo de ficha técnica duma argamassa de reparação.