Sumários

EXERCÍCIOS DE ESCOAMENTOS TURBULENTOS

30 maio 2014, 16:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Problemas de escoamentos turbulentos: cálculo do transporte de uma mancha de tinta dentro de uma conduta a número de Reynolds elevado.

30 maio 2014, 16:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

(As aulas do 1o Laboratório – Turbomáquinas foram concentradas entre na 1a semana de Abril, e as do 2o laboratório na 3a semana de Maio).

Realização de ensaios laboratoriais de Mecânica dos Fluidos II: i) ensaio de uma bomba radial para várias velocidades de rotação e perdas de carga, análise das curvas de desempenho (curva da bomba e curva da instalacao); ii) ensaio do escoamento em torno de corpos não fuselados medição da força de resistência aerodinâmica em torno de um cilindro de modo direto (balança) e indireto (por integração do campo de pressões).

29 maio 2014, 17:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

EXERCÍCIOS DE ESCOAMENTOS TURBULENTOS