Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos abarca um trabalho de projeto (realizado por grupos de 3 alunos) e um exame final escrito (individual), com pesos na nota final de 60% e 40%, respetivamente.

O exame final é constituído questões, algumas de carácter conceptual (abarcando toda a matéria) e outras de carácter aplicado (excluindo neste caso exercícios de Estatística Multivariada).

O trabalho de projeto pretende capacitar os alunos na análise de elevados volumes de informação, lidando com problemas de caracterização multidimensional de entidades/objetos. Para o efeito, serão explorados modelos estatísticos de síntese da informação, de classificação de entidades e de explicação de variáveis, aplicados ao estudo comparativo de objetos (como unidades geográficas ou outras entidades dispersas no território) cada um dos quais caracterizado por múltiplas variáveis. O tema do projeto de grupo é livre, sendo selecionado pelos alunos em função dos seus interesses. O trabalho é desenvolvido ao longo do semestre, com entregas parcelares e apresentações pelos grupos de alunos dos resultados obtidos e respetiva discussão em sala de aula.

Um aluno obtém aprovação na disciplina se:

0.6 × Nota Projeto + 0.4 × Nota Exame >= 9.50 valores

não podendo a nota de exame ser inferior a 9.0 valores nem a nota do projeto de grupo ser inferior a 10 valores. Além disso, caso a soma ponderada calculada pela fórmula acima seja superior à nota do exame + 3 valores, a nota final é igual à nota do exame + 3 valores.

Nos exames é permitida a consulta de até 2 folhas A4 (frente e verso) com elementos preparados pelos alunos. Estes elementos de consulta devem ser manuscritos pelo próprio (não são admitidas fotocópias ou edições em computador) e conter ao cimo da página (faixa com cerca de 2cm) a identificação (nome e nº) do aluno. O conteúdo é livre, mas deve incluir todo o formulário considerado necessário. Adicionalmente, os alunos devem trazer cópias das tabelas estatísticas consideradas necessárias (que não contam para o limite de páginas acima indicado) e uma calculadora (de qualquer tipo, mas cuja utilização fica estritamente limitada à realização de cálculos).

Quaisquer outros tipos de elementos ou equipamentos, como computadores, tablets ou qualquer tipo de equipamento de comunicação, não são admissíveis nos exames.