Sumários

Avaliação de desempenho, benchmarking, DEA

15 dezembro 2020, 13:30 Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Complementos de avaliação de desempenho, construção de fronteiras, obtenção de scores de eficiência. Exemplos práticos. Novos desenvolvimentos relacionados com o DEA. Questões práticas.


Avaliação de desempenho

14 dezembro 2020, 15:00 Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Avaliação de desempenho, benchmarking, DEA


Avaliação de desempenho

14 dezembro 2020, 13:30 Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Avaliação de desempenho, benchmarking, DEA


Regressão linear múltipla (prática)

7 dezembro 2020, 15:00 Marta Castilho Gomes

Aplicação do software Statistica no caso de estudo "Mobilidade na AML": método passo-a-passo de construção de modelos de RLM. Análise dos modelos obtidos nas  iterações do método. Coeficiente de determinação e coeficiente de determinação ajustado; testes estatísticos (ANOVA e teste aos coeficientes de regressão). Interpretação dos coeficientes de regressão e dos pesos beta (coeficientes standartizados). Utilização de variáveis mudas (na forma aditiva) para modelar características qualitativas das entidades.


Regressão linear simples e múltipla (prática)

7 dezembro 2020, 13:30 Marta Castilho Gomes

Apresentação do caso de estudo "Mobilidade na AML". Escolha da variável dependente e das variáveis explicativas. Aplicação do software Statistica. Determinação da matriz de correlação e construção de modelos de RLS (regressão linear simples). Observação do gráfico de dispersão e identificação de entidades (pontos) particulares. Construção de modelos de RLM (regressão linear múltipla) pelo método standard. Interpretação do coeficiente de determinação e de testes estatísticos (ANOVA e teste aos coeficientes de regressão). Método passo-a-passo de construção de modelos de RLM. Análise das iterações do método e critério do coeficiente de correlação parcial para entrada de variáveis.