Protótipo Funcional – 2ª Funcionalidade    


1. Objetivos

Implementar a segunda funcionalidade do protótipo.


2. Preparação da Aula

Continuar a implementação do protótipo funcional, depurando questões de organização geral e terminando a implementação da segunda funcionalidade. Deve permitir ao utilizador realizar várias tarefas, apresentando a flexibilidade necessária para tal. Relembra-se, mais uma vez, que uma funcionalidade completa envolve dar ao utilizador liberdade de escolha (ex: “encomendar bebidas” não é apenas “encomendar vodka com laranja”). Recorda-se ainda que não é necessária nem desejável a implementação de nenhum backend ou servidor. Devem manter o estado (por exemplo, se o utilizador escolher o vodka com laranja, no ecrã para pagar deve aparecer essa bebida e não outra), mas isso deve ser simulado usando uma de várias formas disponíveis para isso em HTML (Client-Side Storage, cookies ou até mesmo variáveis globais em JavaScript).

Não só a parte funcional do protótipo deve ser tida em conta como também o aspeto: devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (layout, estrutura, alinhamentos, tipos de letra, proximidade, legibilidade, etc.). Dito isto, é legítimo que o aspeto final (imagens, cores, etc.) possa ser alterado em versões subsequentes do protótipo (por motivos de consistência com as restantes funcionalidades, por exemplo).

Relembramos que esta é a segunda funcionalidade de um produto consistente, completo e coeso, e portanto não deve aparecer completamente desgarrada do que já antes existia. Tanto em termos de aspeto como funcional deve haver consistência e, onde relevante, devem ser exploradas sinergias entre as funcionalidades.

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.


3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

 

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.