12 – Protótipo Funcional – 3ª Funcionalidade
1. Objetivos
Implementar a terceira funcionalidade do protótipo e finalizar aspetos de integração e desenho de ecrãs.
2.Preparação da Aula
Finalizar a implementação do protótipo funcional, depurando questões de organização geral e terminando a implementação da terceira funcionalidade. Deve permitir ao utilizador realizar várias tarefas, apresentando a flexibilidade necessária para tal. Como de costume, não só a parte funcional do protótipo deve ser tida em conta como também o aspeto: devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (layout, estrutura, alinhamentos, tipos de letra, proximidade, legibilidade, etc.).
Esta é a última aula de implementação do protótipo. O aspeto deve ser o final, e devem ser acauteladas todas as questões de consistência, interligação e sinergias entre as funcionalidades.
O foco da avaliação, nesta aula, estará na terceira funcionalidade. Dito isto, aspetos das outas duas que tenham impacto na terceira e em questões de integração/consistência serão também relevantes.
O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.
3. Tarefas na Aula
Demonstração do protótipo funcional.
4. Tarefas depois da Aula
Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.
Na próxima aula deverá ser apresentado o guião dos testes com utilizadores pelo que este deverá começar a ser preparado. Isto incluirá a descrição de três tarefas específicas, tipicamente uma para cada funcionalidade, que os utilizadores deverão efetuar, bem como uma medida e critério para eficácia, eficiência e satisfação.
5. Critérios de Avaliação
Verificados transversalmente ao longo de todo o protótipo, ênfase em aspetos de integração
Layout
Boa Utilização do Espaço (inclui boa utilização do espaço em branco. Sem atafulhar de coisas…)
Ecrãs Consistentes (é uma interface coesa, e não um “copy&paste” de estilos diferentes)
Widgets Consistentes (no seguimento do anterior, em particular para os widgets usados)
Agrupamentos lógicos (coisas relacionadas estão perto e separadas do resto)
Adequado ao Dispositivo (não estão a tentar encaixar uma interface de telemóvel, ou web, no pulso dos utilizadores…)
Texto
Consistência
Sem serifas
Tamanhos aceitáveis e legíveis
Cores
Consistência
Significados corretos
Bom contraste (no geral, e facilitando a legibilidade do texto)
Ícones/Imagens
Consistência (estilos, etc. cuidado com ir buscar imagens a fontes diferentes)
Percetíveis (sabemos o que representam)
Funcionalidade 3
Complexidade Aceitável (não é um “caminho de ferro”, nem deixa fazer apenas tarefas trivialmente simples
Completa (conseguem fazer-se tarefas do princípio ao fim)
Utilizador controla e exerce o livre arbítrio
Integração
Fala a Linguagem do Utilizador
Estado do sistema visível
Demonstram-se situações limite (“e se quiser ser avisado de 12 concertos, e não apenas de 1”?)
Mantém Estado (“encontrar o João” tem que se lembrar que é o João nos vários passos (e quando sair dos ecrãs da tarefa e enquanto não o encontrar), etc.)
Evitam-se Erros
Look&Feel Coeso (parece um produto só, e não duas funcionalidades diferentes “coladas”)
Funcionalidade Coesa (as tarefas estão interligadas onde faz sentido, há sinergias entre elas, e não são dois “caminhos de ferro” estanques, o que tipicamente pode acontecer se pessoas diferentes tiverem trabalhado em cada uma delas e depois ter sido só juntar as partes…)