12 – Protótipo Funcional – 3ª Funcionalidade


1. Objetivos

Implementar a terceira funcionalidade do protótipo e finalizar aspetos de integração e desenho de ecrãs.


2.Preparação da Aula

Finalizar a implementação do protótipo funcional, depurando questões de organização geral e terminando a implementação da terceira funcionalidade. Deve permitir ao utilizador realizar várias tarefas, apresentando a flexibilidade necessária para tal. Como de costume, não só a parte funcional do protótipo deve ser tida em conta como também o aspeto: devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (layout, estrutura, alinhamentos, tipos de letra, proximidade, legibilidade, etc.).

Esta é a última aula de implementação do protótipo. O aspeto deve ser o final, e devem ser acauteladas todas as questões de consistência, interligação e sinergias entre as funcionalidades.

O foco da avaliação, nesta aula, estará na terceira funcionalidade. Dito isto, aspetos das outas duas que tenham impacto na terceira e em questões de integração/consistência serão também relevantes.

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.


3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

 

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.

Na próxima aula deverá ser apresentado o guião dos testes com utilizadores pelo que este deverá começar a ser preparado. Isto incluirá a descrição de três tarefas específicas, tipicamente uma para cada funcionalidade, que os utilizadores deverão efetuar, bem como uma medida e critério para eficácia, eficiência e satisfação.

 

5. Critérios de Avaliação

 

Verificados transversalmente ao longo de todo o protótipo, ênfase em aspetos de integração

 

Layout

Boa Utilização do Espaço (inclui boa utilização do espaço em branco. Sem atafulhar de coisas…)

Ecrãs Consistentes (é uma interface coesa, e não um “copy&paste” de estilos diferentes)

Widgets Consistentes (no seguimento do anterior, em particular para os widgets usados)

Agrupamentos lógicos (coisas relacionadas estão perto e separadas do resto)

Adequado ao Dispositivo (não estão a tentar encaixar uma interface de telemóvel, ou web, no pulso dos utilizadores…)

 

Texto

Consistência

Sem serifas

Tamanhos aceitáveis e legíveis

 

Cores

Consistência

Significados corretos

Bom contraste (no geral, e facilitando a legibilidade do texto)

 

Ícones/Imagens

Consistência (estilos, etc. cuidado com ir buscar imagens a fontes diferentes)

Percetíveis (sabemos o que representam)

 

Funcionalidade 3

Complexidade Aceitável (não é um “caminho de ferro”, nem deixa fazer apenas tarefas trivialmente simples

Completa (conseguem fazer-se tarefas do princípio ao fim)

Utilizador controla e exerce o livre arbítrio

 

Integração

Fala a Linguagem do Utilizador

Estado do sistema visível

Demonstram-se situações limite (“e se quiser ser avisado de 12 concertos, e não apenas de 1”?)

Mantém Estado (“encontrar o João” tem que se lembrar que é o João nos vários passos (e quando sair dos ecrãs da tarefa e enquanto não o encontrar), etc.)

Evitam-se Erros

Look&Feel Coeso (parece um produto só, e não duas funcionalidades diferentes “coladas”)

Funcionalidade Coesa (as tarefas estão interligadas onde faz sentido, há sinergias entre elas, e não são dois “caminhos de ferro” estanques, o que tipicamente pode acontecer se pessoas diferentes tiverem trabalhado em cada uma delas e depois ter sido só juntar as partes…)