McKiosk

A McJunk é um restaurante de comida rápida, semelhante a uma conhecida cadeia a nível mundial. Apesar de ser especializado em hamburgers, serve também saladas, sopas, sobremesas, cafés e bolos. No sentido de optimizar recursos humanos e reduzir os tempos de espera, este restaurante quer implementar o McKiosk: um quiosque de self-service onde o utilizador pode efectuar os seu pedidos. A sua equipa foi seleccionada para desenvolver a interface utilizador deste sistema.


Dec'Alka

A Dec'Alka é uma empresa com experiência especializada em decoração, que decidiu atacar o mercado de impressão e corte de painéis autocolantes de tamanho arbitrário, para decoração personalizada de "tudo". A empresa dá a possibilidade aos clientes de personalizarem qualquer artigo à sua escolha com o seu próprio e original motivo decorativo autocolante. Estes podem ser colados nos mais variados sítios desde capas personalizadas de telemóveis, às traseiras do automóveis; desde as costas dos portáteis até decoração para o frigorífico em casa! O melhor é que o autocolante não deixa marcas e pode ser trocado por outro mais tarde quando nos fartarmos dele! Um mundo de possibilidades decorativas abre-se a quem o desejar. A Dec'Alka veio falar consigo para criar um quiosque a ser colocado em locais frequentados da cidade (como centros comerciais, bancos, ou mesmo paragens de autocarro enquanto a pessoa espera), que permita ao utente imprimir no local alguns motivos para si.

 

PTPlus

Foi lançado um novo vestuário com capacidades biométricas que pode medir diversas funções vitais do utilizador assim como detectar com grande detalhe movimentos musculares e determinar a postura do utilizador em tempo real. Como complemento a este equipamento está a ser desenvolvido um dispositivo portátil de usar no pulso que deverá orientar o utilizador no seu treino, à semelhança do que faria um "personal trainer" (PT). O desenvolvimento da interface utilizador para este dispositivo está a vosso cargo.

 

ATM - Automated Touring Machine

Pediram-lhe para, usando a mais recente tecnologia de realidade aumentada, em que imagem de síntese é sobreimposta a imagens reais, para criar um sistema que transforme qualquer cidade num museu vivo. Tal como num museu, irá disponibilizar visitas guiadas, explicações sobre as peças em exposição, etc., mas toda a cidade é o seu museu, incluindo edifícios notáveis, como lá chegar, etc.


LX+Card

A câmara de Lisboa está a desenvolver um novo sistema para ajudar os turistas. Tal como já acontece noutras cidades, será criado o cartão LX+Card, permitirá viajar nos transportes públicos (à semelhança do Cartão Lisboa Viva). Dará também acesso a monumentos, museus, etc. Para os transportes, o cartão pode ser carregado no multibanco, vindo de origem com um plafond de €20. Quanto aos museus, etc., permite uma entrada em cada um (pode comprar bilhetes adicionais com o saldo). Como amigo do turista, o cartão possui um display em que o estado pode ser consultado (saldo, monumentos visitados e por visitar, etc.), e a fornecer informação útil para turistas, nacionais ou estrangeiros.


SAFA - Serviço de Atendimento Farmaceutico Automatizado

A prestigiada e concorrida farmácia "Palmo", depois de ter recebido algumas queixas de utentes pelo tempo de espera e atendimento, decidiu estudar a hipótese de criar um conjunto de pequenos quiosques de triagem / atendimento rápido de utentes a colocar no interior dos estabelecimentos. O objectivo destes terminais de atendimento rápido é o de atender rapidamente os muitos utentes que só têm pedidos rápidos a fazer, e orientar outros utentes para um atendimento personalizado mais eficaz. Foi-lhes pedido que conceba um protótipo para um destes terminais computorizados.


FlorMóvel - Uma florista no telemóvel

A florista "Cravo Roxo" quer alargar os serviços que actualmente oferece aos seus clientes. Para tal pretende oferecer, além dos serviços tradicionais, um serviço móvel e inovador, desenvolvido para telefones de última geração (iPhones e similares). Vocês ganharam o concurso para este projecto inovador e devem desenvolver uma aplicação que permita comprar ramos de flores, fazer entregas, etc., assim como oferecer novos serviços que tirem partido do ambiente móvel em que a aplicação se insere.


Connecting - O seu guia de Transportes

A empresa de caminhos de ferro "Apita o Comboio" decidiu investir na modernização dos seus serviços, tirando partido das novas tecnologias e da elevada utilização do telemóvel. A empresa pretende oferecer aos seus clientes um serviço que é carregado no telemóvel do cliente (caso este aceite) quando se entra numa estação. Este serviço pretende ajudar o utilizador dos comboios com informações sobre ligações, horários, informações turísticas, etc. A sua empresa ficou responsável pelo desenvolvimento do projecto, ficando encarregue de identificar e desenvolver novas funcionalidades para o serviço.

 

Tarefas para os Projectos

McKiosk

Encomendar um hamburger com queijo, acompanhado com batatas fritas e um sumo de laranja de 33cl. O hamburger deve ser sem molhos, mas deve vir ketchup para as batatas. O sumo de laranja é sem gelo. Pagar o pedido com vinte euros e receber o troco.


Dec'Alka

Imprimir um motivo decorativo em tons de laranja e branco para o Ipod Touch, com zona transparente no sítio do ecrã táctil (em vez de ser recortada, para o proteger de riscos), pagar os 50 cêntimos com moedas (3 de 20 cêntimos e receber troco, e recibo com prova de compra/garantia contra defeitos de impressão)

 

PTPlus

Consultar o PTplus sobre o resultado da última série de agachamentos realizada. Confirmar se o ritmo cardíaco está dentro dos parâmetros ideais e quais os músculos exercitados nesta série. De seguida verificar os erros detectados na postura e pedir ao PTplus conselhos sobre como corrigir estes erros.

 

ATM - Automated Touring Machine

Está a fazerum percurso pela cidade e encontra-se no Rossio. Obter informação sobre o Teatro D.Maria II, e como seguir para o destino seguinte do seu passeio, o Castelo de São Jorge.

 

LX+Card

Obter informação sobre o Museu de Arte Antiga, verificando se já o visitou ou não.

 

SAFA - Serviço de Atendimento Farmaceutico Automatizado

Sendo asmático (com problemas de alergias a alguns medicamentos) adquirir o primeiro medicamento para a dor de cabeça que não tenha problemas de alergias. Dado o preço de 4,45 euros, pagar com todas as moedas disponíveis na carteira (1x 2eur, 2x 1eur, 3x 20cent.). Por fim, receber o troco, o medicamento, e o recibo.


FlorMóvel - Uma florista no telemóvel

Encomendar um ramo com 3 gerberas amarelas, 1 estrelícia e verdura para as 17h00, solicitando um aviso para o telemóvel (991 234 567) quando estiver pronto.


Connecting - O seu guia de Transportes

Imagine que está no aeroporto da Portela e que quer ir para a cidade de Évora. Use o sistema Connecting de modo a saber quais os próximos comboios para esta cidade com apenas uma troca, as estações onde tem que trocar e as linhas onde estes param.