1.1. Objectivos
O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística d o segundo protótipo funcional.
1.2. Preparação da Aula
Na preparação desta aula, devem consolidar as avaliações recebidas e produzir um documento único que sumarize os resultados da avaliação do primeiro protótipo funcional. Este documento deve ser incluído no local do projecto na respectiva secção.
Devem também melhorar o primeiro protótipo funcional do sistema. O segundo protótipo funcional já deve ter algumas preocupações com o aspecto e deve ser incluído no local do projecto na respectiva secção.1.3. Tarefas a Realizar na Aula
No início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório o relatório consolidado em papel.
Serão feitas duas avaliações heurísticas a cada segundo protótipo funcional por grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 15 minutos. Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve introduzir sucintamente a interface e explicar as 3 tarefas. O grupo avaliador deve realizar as tarefas no segundo protótipo funcional e identificar as violações às 10 heurísticas de Nielsen, descritas nas aulas teóricas e resumidas abaixo:
- Tornar o estado do sistema visível
- Falar a linguagem do utilizador
- Utilizador controla e exerce livre arbítrio
- Consistência e aderência a normas
- Evitar erros
- Reconhecimento em vez de lembrança
- Flexibilidade e eficiência
- Desenho de ecrã estético e minimalista
- Ajudar utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
- Dar ajuda e documentação