Aula 10: Avaliação Heurística do Protótipo Funcional

1. Objectivos

  • Finalizar o protótipo funcional
  • Realizar avaliações heurísticas ao protótipo funcional

2. Preparação da Aula

Ler o Capítulo 9 do livro sobre Avaliação Heurística.

Finalizar a implementação do protótipo funcional com as duas funcionalidades completas e totalmente integradas. Mais uma vez, lembrem-se que uma funcionalidade completa envolve dar ao utilizador liberdade de escolha (ex: “encomendar bebidas” não é apenas “encomendar vodka com laranja”). 

O protótipo a apresentar nesta aula deve estar tão próximo da versão final quanto possível. Devem prestar, portanto, especial cuidado em termos de uniformização e integração. Após esta aula, e até à aula seguinte, terão a última oportunidade de fazer alterações ao protótipo, de modo a que esteja finalizado antes das avaliações com utilizadores. 

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo.

3. Tarefas na Aula

Avaliação Heurística dos protótipos funcionais. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.
  • o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 2 funcionalidades escolhidas
  • o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
  • devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica (título, descrição, heurísticas violadas, severidade e proposta de solução).
  • a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos
Tipicamente, sobrará tempo (2x20min mais 10min de acertos = 50min, sobram 30min). Deverão usá-lo para (pelo menos começar) a preparar o relatório da vossa avaliação (ver abaixo), para enviar aos colegas avaliados.
 
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
  1. Tornar o estado do sistema visível
  2. Correspondência entre o sistema e o mundo real
  3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
  4. Consistência e adesão a normas
  5. Evitar erros
  6. Reconhecimento em vez de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência
  8. Desenho estético e minimalista
  9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
  10. Dar ajuda e documentação


4. Tarefas depois da Aula

Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para iipm.leti@gmail.com no máximo até ao final do dia em que decorre a aula (23:59):
  • o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado (ex: 14-16.pdf).
  • o "subject" da mensagem deve ser Aula 10 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 10 - IIPM5111326L02- 14 - 16)

Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.

Os problemas com maior severidade devem ser corrigidos para os testes com utilizadores a realizar nas próximas semanas.