Aula 10: Avaliação Heurística do Protótipo Funcional
1. Objectivos
- Finalizar o protótipo funcional
- Realizar avaliações heurísticas ao protótipo funcional
2. Preparação da Aula
Ler o Capítulo 9 do livro sobre Avaliação Heurística.Finalizar a implementação do protótipo funcional com as duas funcionalidades completas e totalmente integradas. Mais uma vez, lembrem-se que uma funcionalidade completa envolve dar ao utilizador liberdade de escolha (ex: “encomendar bebidas” não é apenas “encomendar vodka com laranja”).
O protótipo a apresentar nesta aula deve estar tão próximo da versão final quanto possível. Devem prestar, portanto, especial cuidado em termos de uniformização e integração. Após esta aula, e até à aula seguinte, terão a última oportunidade de fazer alterações ao protótipo, de modo a que esteja finalizado antes das avaliações com utilizadores.
O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo.
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.
Os problemas com maior severidade devem ser corrigidos para os testes com utilizadores a realizar nas próximas semanas.
3. Tarefas na Aula
Avaliação Heurística dos protótipos funcionais. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.
- o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 2 funcionalidades escolhidas
- o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
- devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica (título, descrição, heurísticas violadas, severidade e proposta de solução).
- a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
- Tornar o estado do sistema visível
- Correspondência entre o sistema e o mundo real
- Utilizador controla e exerce livre arbítrio
- Consistência e adesão a normas
- Evitar erros
- Reconhecimento em vez de lembrança
- Flexibilidade e eficiência
- Desenho estético e minimalista
- Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
- Dar ajuda e documentação
4. Tarefas depois da Aula
Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para iipm.leti@gmail.com no máximo até ao final do dia em que decorre a aula (23:59):- o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado (ex: 14-16.pdf).
- o "subject" da mensagem deve ser Aula 10 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 10 - IIPM5111326L02- 14 - 16)
Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.
Os problemas com maior severidade devem ser corrigidos para os testes com utilizadores a realizar nas próximas semanas.