Aula 11: Guião de Testes com Utilizadores

1. Objetivos

Preparar o guião a usar nos testes com utilizadores.

2. Preparação da Aula

Fruto das outras aulas, o protótipo já deverá estar terminado. Nesta fase, irão finalizar a implementação nos detalhes em que isso ainda seja eventualmente necessário para a realização de testes com utilizadores. O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.

Adicionalmente, e em preparação dos testes com utilizadores, devem preparar um documento com o máximo de 3 páginas descrevendo todo o procedimento de teste. Este documento servirá de guião e terá toda a informação necessária para a realização dos testes de usabilidade. O documento deverá conter, pelo menos, as seguintes secções:

1. Preparação. Onde se irão realizar o teste? Qual o equipamento necessário? Quais os questionários e/ou formulários necessários? Etc.

2. Introdução. Esta secção serve de introdução para os participantes do vosso teste. Devem ter uma breve apresentação, referir os objectivos do teste, o que irá ser pedido, formulário de consentimento, etc. É importante deixar o utilizador confortável e deixar claro que o objectivo é avaliar o sistema, não o utilizador. Os questionários pré-teste para recolha de dados demográficos, deverão ser feito nesta fase.

3. Avaliação. Descrever três tarefas específicas, que devem derivar das funcionalidades que escolheram anteriormente para serem suportadas pelo vosso protótipo. A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica, de forma a que a tarefa seja repetível. Deve enunciar um objetivo a cumprir e não o modo como a tarefa é realizada (ex: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar 33.75€ com o cartão multibanco"). 

Definir para cada uma das tarefas específicas uma medida e critério para cada um dos seguintes objetivos: eficácia, eficiência e satisfação. Os critérios devem ser enunciados para valores médios obtidos pelos utilizadores participantes. Os valores obtidos deverão ser alvo de um tratamento estatístico adequado nas próximas aulas. Notem que a medida para o objetivo de satisfação tem que passar por pelo menos uma pergunta estruturada usando uma escala de Likert ou semelhante, que devem apresentar neste documento (ex. Single Ease Question). 

Para além das tarefas é importante detalhar a metodologia a usar (ex. Qual a ordem das tarefas? Como capturam as medidas? Quais as instruções dadas aos utilizadores?).

4. Balanço. Apresentação do questionário de satisfação final (ex. System Usability Scale), comentários finais e agradecimentos. 

O documento tem que ser enviado (em PDF) para iipm.leti@gmail.com até às 23h59 de dois dias antes da aula (Ex. se a aula for na quarta-feira devem enviar até às 23h59 de segunda-feira):- o nome do ficheiro deve ser o número do grupo seguido de A ou T de acordo com o campus (Alameda ou Taguspark). Por exemplo, “14A.pdf”o "subject" da mensagem deve ser: Aula 11 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 11 - IIPM5111326L02 – 14T)

3. Tarefas na Aula

Devem levar o guião de teste impresso para a aula.Durante a aula irão realizar testes-piloto com os vossos colegas e validar o vosso procedimento de teste (duração, instruções, tarefas, questionários, etc.).

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do documento apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.

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