Sumários

Prototipagem

12 março 2015, 15:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Exercício de avaliação de interfaces. O que são protótipos, os principais objetivos da prototipagem e as principais vantagens. Design paralelo como forma de atingir a melhor solução para a interface. Características dos protótipos: Abrangência e profundidade; Fidelidade e funcionalidade. Protótipos verticais e horizontais; de baixa fidelidade e de alta fidelidade; funcionais e não funcionais. Tipos de protótipos: Cenários de interação, Storyboards, protótipos de papel, protótipos funcionais e wizard-of-Oz. Vídeos ilustrativos dos vários tipos de protótipos. Como construir e avaliar protótipos de papel, vantagens e desvantagens.


Análise de Utilizadores e Tarefas

12 março 2015, 12:00 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Apresentação da análise de utilizadores e tarefas do projecto.


Análise de Utilizadores e Tarefas

12 março 2015, 10:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Apresentação da análise de utilizadores e tarefas do projecto.


Análise de Utilizadores e Tarefas

11 março 2015, 11:00 Jacinto Carlos Marques Peixoto do Nascimento

Apresentação da análise de utilizadores e tarefas do projecto.


Modelos Conceptual e Mental

10 março 2015, 13:00 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Modelo Conceptual, os seus diversos componentes e as suas características. O que um modelo conceptual é e o que ele não é. Os componentes do modelo conceptual: Metáforas, Conceitos (Objectos, Atributos, Acções), Relações entre conceitos e Mapeamento. Como criar metáforas e como as avaliar. Exemplos de boas e más metáforas. Exemplos de modelos conceptuais. Benefícios do modelo conceptual para o projecto de um sistema interativo. Cenários de atividade. Modelo mental, tipos de modelo mental, e formas de este ser criado.