Aula 10 – A.H. do 2º Protótipo Funcional

1.     Objetivos

Completar a implementação do 2º protótipo funcional.

Realizar a avaliação heurística do segundo protótipo funcional, com as 2 tarefas completas.

2.     Preparação da Aula

Concluir o 2º protótipo funcional para que este tenha as 2 tarefas completas (Look & Feel) e prontas a serem a serem avaliadas pelos colegas (avaliadores).

Trazer o protótipo funcional para a aula. O protótipo será avaliado na aula num dos computadores do laboratório.

3.     Tarefas na Aula

Avaliação Heurística dos protótipos funcional. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.

  • o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 2 tarefas
  • o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
  • devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica
  • a duração máxima de cada avaliação é de 30 minutos

 

Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:

1.      Tornar o estado do sistema visível
2.      Correspondência entre o sistema e o mundo real
3.      Utilizador controla e exerce livre arbítrio
4.      Consistência e adesão a normas
5.      Evitar erros
6.      Reconhecimento em vez de lembrança
7.      Flexibilidade e eficiência
8.      Desenho estético e minimalista
9.      Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
10.    Dar ajuda e documentação

4.     Depois da Aula

Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para iipm.leti@gmail.com até ao final do dia em que decorre a aula:

  • o nome do ficheiro deve ser o número do grupo. Por exemplo, “14.pdf”
  • o "subject" da mensagem deve ser: Aula 4 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 4 – IIPM511L2 – 14)

Os grupos avaliados preparam um relatório consolidado com base nas avaliações heurísticas recebidas. Este relatório deverá ser entregue por email, juntamente com a apresentação da próxima aula.


Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.

Com base nas avaliações recebidas devem proceder às correcções no protótipo funcional.

Realizar a avaliação com utilizadores sobre o protótipo.