Aula 10 – A.H. do 2º Protótipo Funcional
1. Objetivos
Completar a implementação do 2º protótipo funcional.
Realizar a avaliação heurística do segundo protótipo funcional, com as 2 tarefas completas.
2. Preparação da Aula
Concluir o 2º protótipo funcional para que este tenha as 2 tarefas completas (Look & Feel) e prontas a serem a serem avaliadas pelos colegas (avaliadores).
Trazer o protótipo funcional para a aula. O protótipo será avaliado na aula num dos computadores do laboratório.
3. Tarefas na Aula
Avaliação Heurística dos protótipos funcional. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.
- o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 2 tarefas
- o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
- devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica
- a duração máxima de cada avaliação é de 30 minutos
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
1. Tornar o estado do sistema visível
2. Correspondência entre o sistema e o mundo real
3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
4. Consistência e adesão a normas
5. Evitar erros
6. Reconhecimento em vez de lembrança
7. Flexibilidade e eficiência
8. Desenho estético e minimalista
9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
10. Dar ajuda e documentação
4. Depois da Aula
Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para iipm.leti@gmail.com até ao final do dia em que decorre a aula:
- o nome do ficheiro deve ser o número do grupo. Por exemplo, “14.pdf”
- o "subject" da mensagem deve ser: Aula 4 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 4 – IIPM511L2 – 14)
Os grupos avaliados preparam um relatório consolidado com base nas avaliações heurísticas recebidas. Este relatório deverá ser entregue por email, juntamente com a apresentação da próxima aula.
Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.
Com base nas avaliações recebidas devem proceder às correcções no protótipo funcional.
Realizar a avaliação com utilizadores sobre o protótipo.