Sumários

–Delimitação da bacia hidrográfica

TP 1

20 fevereiro 2019, 12:30 Ana Fonseca Galvão

Organização de grupos. Georreferenciação do mapa. Identificação da bacia hidrográfica

1ª semana de aulas

20 fevereiro 2019, 12:30 Jorge De Saldanha Gonçalves Matos

1º Trabalho

2ª Aula

20 fevereiro 2019, 09:30 Maria Manuela Portela Correia dos Santos Ramos da Silva

Palestra: Recursos Hídricos e Sustentabilidade: a importância da hidrologia

Recursos Hídricos e Sustentabilidade - A Importância da Hidrologia

20 fevereiro 2019, 08:00 Francisco Carlos da Graça Nunes Correia

Principais características da água da micro-escala à macro-escala. Propriedades particulares da água e consequências dessas propriedades: a) poder ocorrer naturalmente nas três fases (sólida, Líquida e gasosa); b) ter grande capacidade para dissolver outras substâncias; c) ter um valor muito elevado de tensão superficial; d) ter um elevado calor latente de vaporização. Relevância económica e social da água e principais utilizações, nomeadamente doméstica, industrial e agrícola. Outras utilizações: suporte de vida, navegação, produção de energia, recreio e turismo, receção de águas residuais. Conceito de ciclo hidrológico e sua importância para caracterizar disponibilidades. Consumos diretos e consumos virtuais. Conceito de segurança hídrica. Os três "paradoxos" da gestão da água: a) "simultaneamente" escassa e abundante; b) "simultaneamente" uma indústria e uma amenidade; "simultaneamente" fonte de conflito e base de cooperação. Importância crescente de abordar a gestão da água a uma escala global. Fatores que aumentam a pressão sobre as disponibilidades de água a essa escalal, designadamente explosão demográfica, aumento das pressões ambientais e alterações climáticas. Complexidade e multi-disciplinaridade da gestão da água e dimensões ambientais, económicas, sociais e políticas dessa gestão. Importância da hidrologia para assegurar a segurança hídrica.