Métodos de Avaliação

A disciplina é lecionada por aulas teóricas e aulas de problemas. Nas aulas teóricas é privilegiado o diálogo com os alunos para captar a sua atenção e aferir continuamente o grau de compreensão dos conhecimentos transmitidos. Nas aulas de problemas, os alunos resolvem os problemas e voluntariam-se para os resolver no quadro após terem-nos preparado em casa e fazem pequenas apresentações em grupo sobre temas do módulo de Segurança (segurança, risco e acidentes industriais). Em Qualidade, os alunos resolvem problemas, analisam e discutem casos ilustrativos. O material necessário é disponibilizado antecipadamente na página da cadeira.

A avaliação é feita através de 2 Testes - o primeiro relativo ao módulo de Segurança e o segundo relativo ao módulo de Qualidade (época normal), ou de Exame final (época de recurso). O exame final tem duas partes: a primeira relativa ao módulo de Segurança e a segunda relativa ao módulo de Qualidade. Neste semestre, todos os testes e exames são realizados à distância.

A época de recurso pode ainda ser utilizada para repescar – para efeitos de obtenção de aprovação na cadeira ou para melhoria de nota em qualquer dos módulos (Segurança ou Qualidade).

Cada módulo vale 10 valores. A nota mínima em qualquer dos módulos é 4,5 valores. A nota global de aprovação na u.c. é 9,5 valores.

A avaliação em Época especial é feita por: exame (módulo de Segurança + módulo de Qualidade); nota mínima por módulo: 4,5 valores; nota global de aprovação é de 9,5 valores. As notas das avaliações anteriores não são consideradas em Época Especial.

No módulo de Segurança (e apenas neste módulo) inclui-se ainda um bónus que é adicionado apenas caso a avaliação individual escrita cumpra os critérios para aprovação. Este bónus decorre da elaboração de um trabalho e sua apresentação, sendo discutidos por colegas nas aulas práticas. O seu valor máximo será de 0.6 valores. Não serve como elemento extra para obtenção de aprovação. Não se aplica à Época Especial.

O primeiro teste (sobre o módulo de segurança) será realizado no dia 25 de maio, dentro do horário da aula teórica, pelas 10.30.

O segundo teste (sobre o módulo de qualidade) será realizado no dia 18 de junho, pelas 11.30;

O exame final será realizado no dia 20 de julho, pelas 11.30.

Os elementos de consulta, de apoio a cada módulo, constam da bibliografia da disciplina.

Lançamento de notas: os alunos deverão estar inscritos na cadeira para que seja possível o lançamento da nota final. As notas obtidas neste semestre não transitam para o(s) ano(s) seguinte(s).