Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente

Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a relação entre o ambiente e o território em termos de política e de gestão, orientados por princípios de sustentabilidade. Tudo o que se relaciona com o ambiente acontece no território e todas as dinâmicas territoriais resultam em expressões positivas ou negativas para o ambiente. Na verdade, diversas tendências globais, tal como as alterações climáticas, têm efeitos sobre a relação ambiente-território. Existe uma forte simbiose entre ambiente e território e as duas componentes devem ser sempre trabalhadas juntas. Os alunos vão aprender conceitos fundamentais que são relevantes na política e gestão desta relação, num contexto de sustentabilidade. Os alunos devem compreender os processos de transformação do território, identificar e analisar aspetos ambientais que valorizam o território, os processos territoriais que podem afetar o ambiente global e integrado, considerando quer as relações sinérgicas e de conflito que se estabelecem entre as atividades e os recursos naturais e culturais, quer as relações entre as diferentes atividades. No final do semestre os alunos terão desenvolvido capacidades e competências para trabalhar com o ambiente como um valor acrescentado do território, para assegurar uma contribuição para um processo de desenvolvimento territorial sustentável.