Sumários

22ª aula teórica (turmas 4, 5, 6)

20 maio 2009, 10:00 José António Marinho Brandão Faria

Efeito pelicular num condutor cilindrico circular: Obtenção da expressão geral da impedância p. u. de comprimento Z(w), mediante o cálculo do fluxo do vector de Poynting complexo através da superfície limitrofe do condutor; comportamento da parte real e imaginária da impedância em função da frequência; particularização da impedância para os casos limite do efeito pelicular fraco e efeito pelicular intenso.

Cap. 9 - Teoria da linha de transmissão. Introdução: variação da tensão ao longo da linha motivada pelos efeitos indutivos distribuidos (dB/dt); variação da corrente ao longo da linha motivada pelos efeitos capacitivos distribuidos (dD/dt).

Teoria da linha de transmissão sem perdas no domínio do tempo (campo TEM); estabelecimento das equações de propagação. Parâmetros distribuidos: capacidade e coeficiente de auto-indução externo p. u. comprimento. Solução das equações de propagação. Parâmetros ondulatórios: velocidade de propagação e resistência característica de onda.


6ª Aula de Laboratório - Turno B

19 maio 2009, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Execução do 4º Trabalho de Laboratório: "Regimes Transitórios".


6ª Aula de Laboratório (3ª Feira - Turno B)

19 maio 2009, 14:00 Vitor Malo Machado

Execução do 4º Trabalho de Laboratório: "Regimes Transitórios".


6ª Aula de Laboratório - Turno B

18 maio 2009, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Execução do 4º Trabalho de Laboratório: "Regimes Transitórios".


21ª aula teórica (turmas 4, 5, 6)

18 maio 2009, 11:30 José António Marinho Brandão Faria

Amplitudes complexas vectoriais. Valor eficaz dum campo harmónico no tempo (valor dependente do estado de polarização do campo).

Equações de Maxwell no domínio da frequência (envolvendo as amplitudes complexas dos campos). Interpretação da potência complexa com base no vector de Poynting complexo.

Efeito pelicular em condutores cilindricos circulares. Análise dos campos em regime quase-estacionário; resistência interna p.u. comprimento; coeficiente de auto-indução interno p.u. comprimento. Caso geral: Estabelecimento das equações diferenciais vectoriais que regem o campo electromagnético no interior do condutor cilindrico; equação de Bessel; funções de Bessel e Neumann; obtenção da solução relativa ao campo magnético azimutal em função da coordenada radial; obtenção da solução relativa ao campo eléctrico longitudinal em função da coordenada radial; profundidade de penetração (parâmetro critico para estabelecer a fronteira entre efeito pelicular fraco e efeito pelicular intenso).