Sumários

3ª aula teórica (turmas 1, 2, 3)

9 março 2009, 10:00 José António Marinho Brandão Faria

Condutores em equilibrio electrostático: relação entre a densidade superficial de carga dum condutor e a intesidade do campo eléctrico normal à superficie. Conceitos de condensador e de capacidade. Cálculo da energia eléctrica armazenada num condensador (casos linear e não-linear); densidade de energia eléctrica armazenada no campo eléctrico dum condensador (casos linear e não-linear). Forças de origem eléctrica: cálculo da força a partir da derivada da energia eléctrica a carga constante; exemplo de aplicação: condensador plano com duas camadas dieléctricas (substrato sólido + camada de ar), cálculo da pressão atractiva e sua identificação com a densidade de energia eléctrica no ar.

6 março 2009, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Semana dedicada às inscrições dos alunos nos turnos de laboratório.

5 março 2009, 15:00 Vitor Malo Machado

Semana dedicada às inscrições dos alunos nos turnos de Laboratório.

4 março 2009, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Semana dedicada às inscrições dos alunos nos turnos de laboratório.

2ª aula teórica (turmas 1, 2, 3)

4 março 2009, 11:30 José António Marinho Brandão Faria

Parte 2 - Fenómenos estacionários. particularização das equações de Maxwell para os domínios da Electrostática (Cap. 2), das Correntes estacionárias (Cap. 3), e do Campo Magnético das Correntes Estacionárias (Cap. 4).

Cap. 2 - Electrostática. Campo eléctrico gradiente com linhas de força abertas. Função potencial. Ortogonalidade entre equipotenciais e linhas de força do campo eléctrico. Tensão eléctrica e sua independência do caminho de integração. Tensão eléctrica e diferença de potencial. lei das tensões de Kirchhoff. Relação entre carga eléctrica e fluxo do deslocamento eléctrico. Constante dieléctrica (meios lineares, homogéneos e isotrópicos). Polarização e disrupção do meio dieléctrico. Condutores em equilibrio electrostático.