Nota Inicial

  • As versões a instalar devem ser exactamente as pedidas.
  • Desactivar as opções de auto-actualização no Eclipse para manter a versão instalada igual à dos laboratórios.
  • O software necessário pode ser instalado em qualquer sistema operativo, Windows, Linux e Mac OS X.
  • A maior parte das ferramentas disponibilizam interfaces de linha de comando (consola/shell) que devem ser instaladas para resolver eventuais problemas que surjam à medida que o projecto for sendo desenvolvido.
Em Windows XP pode útil instalar o PowerToy 'Open Command Here'. 
O Windows 7 já disponibiliza essa opção de raiz no menu secundário das pastas (visível quando se clica numa pasta com o botão direito enquanto que se faz 'shift').
Para Mac OS X existe uma App semelhante chamada 'Go2Shell'.

Variáveis de Ambiente



Cada sistema operativo tem formas diferentes de permitir a (re)definição das variáveis de ambiente do sistema e do utilizador. As principais variáveis de ambiente são:

  • PATH: Permite ao sistema operativo encontrar os binários dos programas a executar na linha de comando. Se forem incluídos os caminhos necessários para a execução dos programas nesta variável de ambiente, passa a ser possível chamar os programas, como o javac, o java, o ant, e o svn sem ser necessário indicar o caminho completo do binário.
  • CLASSPATH: O kit de desenvolvimento de programas Java (JDK) utiliza esta variável para saber quais as possíveis localizações das bibliotecas necessárias. No entanto, a melhor forma de alcançar este objectivo será através da ferramenta de build Ant.

Para mais informações, leia o artigo da Wikipedia sobre Environment Variables


Software a Instalar

O procedimento e o software a instalar encontra-se descrito aqui