• Java Developer Kit, JDK 8u31 (que inclui o Java Runtime Environment, JRE). Para executar aplicações Java e applets, é necessário ter instalado o JRE. Para desenvolver aplicações Java ou appplets é necessário o JDK.
    • Instalar
    • Definir variável de ambiente JAVA_HOME
    • Acrescentar JAVA_HOME/bin à variável de ambiente PATH
    • Executar comando java -version para testar
  • Apache Maven (preferência pela versão 3.2.1, que é a mesma que é incluída no Eclipse Luna SR1. Caso não seja possível instalar 3.x)
    • O Maven é uma ferramenta de linha de comando de gestão de todo o ciclo de vida de uma aplicação, incluindo a gestão de dependências de bibliotecas. Pode ser executado dentro do Eclipse mas também é aconselhável que esteja disponível na linha de comando
    • Instruções de instalação
    • Definir variável de ambiente M2_HOME
    • Acrescentar M2_HOME/bin à PATH
    • Executar comando mvn --version para testar
  • Git (preferência por versão maior ou igual a 1.9.5. Escolher a versão estável mais recente disponível para a plataforma).O Git é um sistema de controlo de versões distribuído. Esta instalação disponibiliza as ferramentas de linha de comando para interacção com repositórios Git.
    • Instruções de instalação
    • Executar git --version para testar
  • Eclipse IDE for Java EE (4.4.1 Luna) Service Release 1. Ambiente de desenvolvimento para programadores Java poderem criar programas Java EE e aplicações web, inclui um editor de texto com reconhecimento de código e ferramentas para Java EE, JPA, JSF, Ant, etc.
    • Instalar
      Atenção: se instalou o JDK 32-bit, deve instalar o Eclipse 32-bit; se instalou o JDK 64-bit, deve instalar o Eclipse 64-bit.
    • Definir variável de ambiente ECLIPSE_HOME
    • Conectores m2e (maven to eclipse)
      • Abrir as preferências do eclipse e escolher -> Maven -> Discovery e clicar em "Open catalog".
      • Seleccionar:
        • m2e connector for jaxws-maven-plugin
        • m2e connector for maven-dependency-plugin
        • m2e connector for org.codehaus.mojo:jaxb2-maven-plugin
        • m2e-egit
    • Plug-ins - para instalar cada plug-in ir a: Eclipse, Help, Install New Software..., Work with:
      preencher endereços 'Indicar' listados abaixo e escolher pacotes
    • Eclipse Mylyn connector for GitHub
    • Eclipse plugin for FindBugs
  • MySQL 5.6.22 sistema de bases de dados
    • Definir variável de ambiente MYSQL_HOME
    • Acrescentar MYSQL_HOME/bin à PATH
    • Criar o utilizador de administração root:rootroot (utilizador:senha)
    • Criar o utilizador bubble:bubbl3 e base de dados bubbledb
    • Para criar o utilizador, fazer login na base de dados e dar o seguinte comando:
      • CREATE USER 'bubble'@'localhost' IDENTIFIED BY 'bubbl3';

• create database bubbledb;

• GRANT ALL ON bubbledb.* TO 'bubble'@'localhost';

• Instalar como service/daemon - com opção de auto-start
    • A instalação deverá incluir: