Enunciados

1

1 Enunciado 78

Enunciado da primeira entrega ( cookbook e trip-planner)

Enunciado da segunda entrega ( cookbook-ws e trip-planner-2) ( manual da ferramenta Agile)

Enunciado da terceira entrega:

Notas sobre o 2º Projecto

Engenharia de Requisitos

As actividades de levantamento, definição e especificação de requisitos devem seguir a abordagem RAPPeL.

O comportamento do sistema deve ser descrito em termos de casos de uso. O conjunto de caso de uso deve ser representado por um diagrama de casos de uso. Deve-se descrever as sequências possíveis de casos de uso usando um diagrama de transição.

Cada caso de uso deve ter a seguinte estrutura:
- Nome
- Objectivo
- Actores
- Pré-condição
- Cenários de Sucesso
- Cenários de Insucesso
- Pós-Condição

O desenho das interfaces utilizador devem ser representadas através de story boards.

As classes do domínio do problema e as suas operações devem ser inferidas a partir dos casos de uso. As classes do domínio do problema devem ser representado usando um diagrama de classes UML. Caso se justifique o ciclo de vida de alguns objectos deve ser representado através de um diagrama de transição de estados.

Todos os diagramas ( story boards, diagramas de classes, etc.) devem ser colocados no repositório de CVS com nomes auto-explicativos.


A lógica de negócio deve ser representada textualmente e associada ao modelo de domínio ou ao modelo de casos de uso, como descrito na abordagem RAPPeL.

Gestão de Projecto

A gestão de projecto deve seguir a metodologia XP em que as histórias de funcionalidade são descritas como casos de uso.

Cada caso de uso deve ser decomposto em tarefas de:

- Modelação do Domínio (MD)
- Implementação do Domínio (ID)
- Desenho de Interface Utilizador (DIU)
- Implementação de Interface Utilizador (IIU)
- Implementação de Serviço (IS)
- Teste de Aceitação (TA)

As tarefas de implementação de serviço, incluem testes. Deve ser implementado um teste para cada cenário de cada caso de uso.

Adicionalmente devem ser definidas tarefas de teste de aceitação para os casos de uso. Estas tarefas incluem na sua descrição os casos de teste de aceitação a realizar para cada caso de uso e para sequências de casos de uso. O esforço das tarefas de teste de aceitação incluem a descrição dos casos de teste e a sua execução manual.

Para distinguir facilmente os tipos de actividades a sigla deve ser usada no nome da tarefa. Por exemplo IIU - Reserva de Vôo corresponde à tarefa de implementar a interface do caso de uso Reserva de Vôo.

Pauta

Pauta do projecto