Planeamento
Aulas Teóricas
Apresentação
Apresentação da disciplina e seus objectivos.
Engenharia de Software
Caracterização: Objectivos, Problemas, Qualidades. Técnicas. Princípios.
Gestão de Projecto
Caracterização:Objectivio, Problemas, Qualidades. Factores não-técnicos. Factores Técnicos: Planeamento, Monitorização, Gestão de Risco.
Gestão de Projecto
Medida e estimação. Estimação do esforço. O modelo COCOMO. Gestão de configurações.
Gestão de Projecto
Extreme Programming.
Gestão de Projecto
Padrões organizacionais para a equipa de desenvolvimento: Capazes, Produtivos e Satisfeitos.
Padrões de gestão de configurações: Sequência Principal e Sequência Activa.
Gestão de Projecto
Padrões de gestão de configurações: Espaço de trabalho privado, Repositório, Construção privada do sistema, Construção de integração, Sequência de terceira parte, Confirmação de nível tarefa, Teste de despistagem, Teste de unidade, Teste de regressão, Política da sequência.
Gestão de Projecto
Padrões de gestão de configurações: Versão Privada, Sequência da entrega, Sequência de preparação da entrega, Ramo por tarefa.
Conclusões de Gestão de Projecto.
Engenharia de Requisitos
Caracterização: objectivos, problemas, qualidades.
Engenharia de Requisitos
Representações de requisitos: axiomática, linguagem, dados abstractos, diagrama de fluxos de dados, tabelas de decisão, diagramas de transição, baseado em objectos. Protótipos para requisitos. Matriz Volere.
Engenharia de Requisitos
Casos de uso. Figuras densas. Validação de requisitos. Padrões de interacção com o cliente.
Engenharia de Requisitos
Um Processo de Análise de Requisitos para Desenvolvimento com Objectos.
Engenharia de Requisitos
Um Processo de Análise de Requisitos para Desenvolvimento com Objectos (continuação). Exemplo. Conclusões.
Processo de Desenvolvimento de Software
Objectivos, problemas e qualidades. Etapa, actividade e produto. Modelos de processo: cascata, prototipagem, especificação operacional, desenvolvimento faseado e espiral.
Processo de Desenvolvimento de Software
Modelo CMM. Modelo Unificado. Conclusões.
Desenho de Software
Caracterização: Objectivos,Problemas, Qualidades.
Desenho de Software
Técnicas de Desenho: Arquitecturas de Software, Desenho Funcional, Desenho com Objectos, Padrões de Desenho.
Desenho de Software
Técnicas de Desenho: Refactorização, Contractos, Protótipos.
Desenho de Software
Verificação e validação de desenho: Métodos formais, Métricas, Comparações.
Boas práticas: Padrão Data Access Object.
Desenho de Software
Padrão
Intercepting Filter, Molduras de Objectos: JUnit.
Desenho de Software
Padrão arquitectural modelo-vista-controlador. O MVC em aplicações Web. Conclusões.
Escrita de Programas
Caracterização. Técnicas: normal de codificação, regras de codificação. Casos Notáveis: extrair método, introduzir variáveis explicativas. Conclusões.
Verificação e Validação de Software
Verificação e Validação de Software: Caracterização.
Testes de Unidade, Integração, Funcionalidade, Não-funcionalidade, Aceitação e Instalação.
Ferramentas Automáticas: Análise de código, Execução de testes e Geração de casos de teste.
Verificação e Validação de Software
Padrões de Teste de Sistema. Conclusões.
Conclusão
Conversa com os alunos sobre o funcionamento da disciplina: como decorreu e como poderá ser melhorado nos próximos anos.
Aulas Laboratoriais
Laboratório 01
Apresentação das ferramentas
Inscrições
Laboratório 02
Introdução ao Hibernate
Laboratório 03
Introdução ao Stripes
Laboratório 04
Metodologia de desenvolvimento usando a
framework de SD+ES
Laboratório 05
Apoio ao projecto
Laboratório 06
Avaliação da 1ª entrega: Teste prático individual
Laboratório 07
Requisitos/Gestão/Apoio para 2º projecto
Laboratório 08
Requisitos/Gestão/Apoio para 2º projecto
Laboratório 09
Requisitos/Gestão/Apoio para 2º projecto
Laboratório 10
Avaliação 2ª entrega.
Laboratório 11
Requisitos/Gestão/Apoio para 3º projecto
Laboratório 12
Requisitos/Gestão/Apoio para 3º projecto
Laboratório 13
Requisitos/Gestão/Apoio para 3º projecto
Laboratório 14
Requisitos/Gestão/Apoio para 3º projecto