Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

O desempenho e a escalabilidade são fatores chave no sucesso e adoção de serviços de Internet como a Google, Amazon, Microsoft, Facebook ou Netflix. O objetivo desta UC é dotar os alunos de capacidades e ferramentas para analisar o desempenho e escalabilidade de sistemas de larga escala no geral, e na Nuvem em particular. Os alunos ganharão competências em: i) identificação dos fatores que limitam a escalabilidade e desempenho recorrendo a técnicas de monitorização e modelação, ii) conceção de benchmarks e simulações, e iii) analise critica de resultados. Os conhecimentos adquiridos permitirão aos alunos desenhar sistemas escaláveis e de alto desempenho na nuvem, bem como analisar e melhorar sistemas existentes. Serão também analisados casos de estudo concreto que exploram técnicas de Machine Learning ou heterogeneidade de recursos para previsão do desempenho, planeamento de capacidade e desenvolvimento de sistemas auto-adaptativos.