Caros alunos,

Tal como mencionado nas aulas práticas, venho por este meio explicitar a estrutura e os conteúdos que devem ser incluídos no relatório do Trabalho Prático TP2. Além da construção da biblioteca de mutantes usando a conjugação triparental e da caracterização e quantificação dos agregados celulares formados pelos mutantes de P. phytofirmans (Aula laboratorial 3 -TP2A e B), a identificação da localização do transposão no genoma dos mutantes usando ferramentas in silico (TP2C, que será realizada na aula A5) também será contemplada neste relatório. Desta forma, a data limite para a entrega do relatório será dia 20 de Dezembro.

No relatório deverão constar as seguintes secções :

Página de Rosto: Título do trabalho, Identificação dos elementos do grupo, Natureza do trabalho (Relatório ), Nome e logotipo da Instituição, Local e data.

Resumo (Máx. 1 página): Breve contextualização do trabalho prático e descrição dos objetivos do mesmo; referência à metodologia adotada, descrição dos resultados obtidos e das principais conclusões.

Apresentação, tratamento e interpretação dos resultados: Apresentação dos dados brutos (tabelas, fotografias), descrição dos cálculos realizados e representação gráfica quando apropriado, análise e descrição dos resultados obtidos. Atenção às legendas das figuras, devem ser claras e completas, explicando por si só o conteúdo da figura apresentada.

Discussão dos resultados e conclusões: Os resultados poderão ser discutidos numa nova secção ou na mesma secção onde são apresentados e tratados. No caso de optarem pela junção das duas secções, deverão fazer uma secção só com as principais conclusões do trabalho.

Bibliografia : Lista das referências consultadas para a elaboração do relatório. Além de serem listadas no final do trabalho, cada uma das referências deverá ser mencionada no local apropriado do corpo do relatório.

Se tiverem dúvidas ou alguma questão poderão contactar-me por e-mail: joana.feliciano@tecnico.ulisboa.pt

Continuação de boas aulas e bom trabalho,

Joana Feliciano