Sumários

Cinética de Enzimas Livres : Medição da actividade enzimática

28 fevereiro 2019, 14:30 Ângela Taipa

Noções de cinética química. Velocidade de uma reacção. Ordem da reacção. 

Cinética de enzimas livres. Equação de base experimental

Medição da actividade enzimática. Unidades-padrão de actividade enzimática. Exemplos. Conceitos de actividade volumétrica, total e específica

Caracterização de preparações enzimáticas. Exemplos de ensaios/métodos de medição da actividade enzimática. Ensaios enzimáticos indirectos por combinação de diferentes enzimas. Métodos de doseamento de proteína total.


Estrutura de Proteínas/Enzimas

27 fevereiro 2019, 16:00 Ângela Taipa

Enzimas e sua função. Propriedades importantes das enzimas: massa molecular, ponto isoléctrico, estrutura tridimensional, complexo enzima-substrato, centro catalítico (resíduos aminoácidos importantes na interação com o substrato, tipo de interações estabelecidas).

Estrutura das enzimas. Características gerais dos aminoácidos. Hierarquia estrutural de proteínas: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária. Forças envolvidas. Elementos de estrutura secundária (hélices alfa e folhas beta): caracterização .Estruturas supersecundárias e domínios proteicos. Exemplos .

Caracterização funcional  de uma enzima. Características estruturais. Anatomia funcional de um enzima. Características estruturais. Centro activo e  modelos de reconhecimento molecular. Co-factores e co-enzimas. Regulação alostérica. Exemplos. Nomenclatura e classificação de enzimas. 


Aplicações de enzimas (cont)

22 fevereiro 2019, 13:30 Ângela Taipa

Aplicações de enzimas (continuação). Enzimas como produtos finais e como aditivos de processo Aplicações de enzimas em testes de diagnóstico e biossensores. Exemplos. Reacções catalíticas multienzimáticas. Biossensores ópticos e electroquímicos. Sistema FIA. Aplicações como aditivos de processos. Exemplos. Aplicações em processos de biotransformação. Exemplos. 

Introdução aos dois primeiros trabalhos de LEB I  (Determinação de parâmetros cinéticos): conceito de velocidade inicial  e medida da actividade enzimática.


Engenharia Enzimática e Processos de Biocatálise: Aplicações de enzimas

21 fevereiro 2019, 14:30 Ângela Taipa


O valor da Engenharia Enzimática no passado, presente e futuro. Importância dos bioprocessos enzimáticos.

Aplicações enzimáticas a nível industrial e diagnóstico. Sectores industriais mais revelantes e o destaque de alguns aplicações como sejam nos detergentes, indústria alimentar, do papel, rações, na química fina, na farmacêutica, entre muitos outros exemplos e casos de sucesso


Apresentação da Unidade Curricular

20 fevereiro 2019, 16:00 Ângela Taipa

Introdução à disciplina de Engenharia Enzimática. Objectivos e plano de estudos: tópicos programáticos.

Modo de funcionamento. Bibliografia geral recomendada.

Avaliação: Exame final (mínimo 9,5 valores) + desafio opcional Flash Presentations (acréscimo entre 0 e 1 valor à nota de exame)