Programa

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia

Mestrado Bolonha em Engenharia Química

Programa

Introdução. Relevância de tema. Fundamentos de Electroquímica. Reacções de eléctrodo vs. reacções redox. Células galvânicas e células electrolíticas. Termodinâmica. Variação de energia livre e força electromotriz. A série elctroquímica. Cinética de um processo de electrodo; equação de Butler-Vomer e equação de Tafel. Lei de Faraday. Electroquímica dos materiais; corrosão electroquímica. Baterias; baterias primárias e secundárias. Fundamentos e Parâmetros relevantes. Exemplos de baterias comerciais. Ciclos de carga-descarga. Eficiência de armazenagem e auto-descarga. Células de combustível, fundamentos e tecnologias. Células de ácido fosfórico, de carbonato fundido, de óxido sólido e alcalinas. Outras células para armazenagem: células redox de fluxos. Armazenagem de hidrogénio.