Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

O objectivo é dar aos alunos os conhecimentos e competências necessários para a comunicação eficaz de conceitos, tendências e informação com base em aplicações gráficas interativas. Serão descritas as especificidades dos vários tipos de dados que podem ser usados para comunicar, e a melhor forma de os usar e combinar para esse fim. Posteriormente, serão ensinadas técnicas de extração de metadados e descritores relevantes dos vários media, com ênfase em imagens, permitindo assim a sua mais eficiente manipulação e utilização. A indexação e recuperação dos media com base nesses metadados e descritores será o objeto de estudo seguinte. Já na posse dos dados num formato fácil de manipular, os alunos adquirirão competências relacionadas com a sua representação visual, e a sua exploração em ferramentas interativas. Finalmente, será abordada a questão de qual a melhor forma de apresentar os conceitos, tendências e informação revelados na aplicação interativa com a criação de apresentações multimédia públicas, maximizando o seu impacto e a quantidade de informação transmitida e retida pela audiência.