Métodos de Avaliação

Esta UC adopta uma abordagem problem/project-based learning (PBL) durante todo o semestre/período. Com a abordagem PBL os alunos são os principais atores de um processo de aprendizagem, centrado num tema indicado em cada ano, que os alunos desenvolvem através de um projeto desde o início do semestre/período. Os alunos investigam coletivamente, em grupos, os problemas associados ao tema, utilizando o projeto, e o protocolo para desenvolver o projeto (roadmap), num processo de co-aprendizagem. As aulas fornecem os conceitos, os instrumentos e as ferramentas, as bases de conhecimento para esse processo de investigação.  Os alunos desenvolvem investigação para recolher informação relevante, conduzir discussões, identificar e estruturar o problema e formular resultados durante o semestre/período de forma a endereçar o tema do projeto e os requisitos do road-map.

Esta UC tem 100% de avaliação contínua. A frequência e realização de avaliações ao longo do período de aulas é obrigatória. A avaliação contínua substitui o exame de 1º época. A época de recurso é a segunda alternativa de avaliação e só se aplica à componente de avaliação individual. A componente de avaliação em grupo - Projeto - é obrigatória e eliminatória. A realização da disciplina apenas por exame é restrita aos estudantes com estatuto de trabalhador-estudante. Todos os alunos podem também realizar a melhoria de nota em época de recurso.

A avaliação contínua tem duas componentes:

·       Individual: resposta em sala de aula a uma pergunta, feita no final da aula, sobre a matéria lecionada, todas as aulas ou todas as semanas e de forma cumulativa. Apenas uma selecção das melhores respostas será considerada para avaliação individual

·       Grupo: realização de um projeto, em grupo, composto por três partes: a) apresentação oral, b) relatório escrito, c) participação e interação durante o período de aulas.

A avaliação é baseada no desempenho individual observado no trabalho desenvolvido, quer na avaliação individual quer em grupo, durante todo o semestre /período, considerando o nível de dedicação de cada aluno.