Programa

Conjunto de Disciplinas em HACS

Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente

Programa

Ciências sociais, sistemas sociais, e sistemas ambientais: relevância para o engenheiro. Sistemas sociotecnologicos e socioambientais. Modernidade, globalização e desenvolvimento. Mega tendências e desafios societais. Área de influência, ambiente interno e ambiente externo na ótica dos projetos e das organizações. Governança: sistemas, atores e aspetos críticos à sustentabilidade. Democracia: participação, deliberação e colaboração. Métodos e técnicas em ciências sociais e ambiente: as abordagens qualitativa e quantitativa. Atitudes sociais e comportamentos em relação ao ambiente. Relação atitude-comportamento sustentável. Ética na relação com o ambiente envolvente e grupos sociais relevantes. Justiça social. Mudança, inovação e intervenção em contexto organizacional. Gestão e liderança em contextos organizacionais. Inovação social e sustentabilidade. Ciência-Política-Sociedade: produção de conhecimento, processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências.